São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Corcunda" mostra vida dos excluídos

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

O último desenho animado lançado pelos estúdios Disney, "O Corcunda de Notre Dame", está chegando às locadoras e lojas.
Baseado -ou melhor, vagamente inspirado- no romance de Victor Hugo, o filme mostra a história de Quasímodo, rapaz de 20 anos corcunda e deformado que é mantido pelo juiz Frollo escondido na torre da catedral de Notre Dame, em Paris.
Filho de ciganos -banidos da cidade por Frollo-, Quasímodo (cuja voz na versão original é feita por Tom Hulce, de "Amadeus") se rebela e consegue um dia de liberdade.
Acostumado a assistir ao Festival dos Bobos do alto das torres da catedral, ele foge e resolve participar da festa. Acaba vencendo o concurso e conhece Esmeralda (feita na versão original por Demi Moore, falando, e Heidi Mollenhauer, cantando), uma bela cigana de olhos verdes.
O rapaz se apaixona e fará o possível para salvar sua amada das garras de Frollo, que, apesar de desprezar os ciganos, sente-se atraído por Esmeralda. Para defendê-la, Quasímodo contará com a ajuda -e a rivalidade- do capitão Phoebus (voz de Kevin Kline).
Apesar de, como todos os desenhos da Disney, conter elementos cômicos, principalmente por meio das gárgulas -estátuas que ficam no alto da catedral-, "O Corcunda de Notre Dame" é um dos filmes animados mais adultos dos estúdios.
Porém essa trilha de seriedade, iniciada com "O Rei Leão" e consolidada com "Pocahontas", deve ser interrompida neste ano, com o lançamento de "Hercules", produção na linha "Aladdin" -mais aventura e ritmo frenético.
Polêmica
Em alguns países, "O Corcunda de Notre Dame" causou polêmica por mostrar explicitamente, inclusive com um número musical, o desejo do juiz pela cigana Esmeralda.
Além disso, foi acusado também de alterar a história original de Victor Hugo -o final, feliz, é completamente diferente daquele do livro.
Produzido pela mesma equipe de "A Bela e a Fera" -outro desenho na linha séria-, o desenho animado levou 1,64 milhão de brasileiros ao cinema.
Foram utilizados recursos tecnológicos modernos, que permitiram, por exemplo, a multiplicação de tipos humanos para a formação de multidões. A diferença em relação a outros desenhos que utilizaram esse tipo de técnica é que os tipos agora têm mais movimentos.
Trilha sonora
A trilha sonora reflete o clima mais sombrio da história, dominada pela catedral. Alan Menken, vencedor de quatro Oscar, assina a música, enquanto as letras são de Stephen Schwartz.
Destacam-se músicas baseadas em hinos religiosos medievais e canções populares do período.
O vídeo sai no Brasil em versões dubladas e legendadas e deve custar cerca de R$ 25. No final da fita, há um videoclipe em espanhol da música "Sueña" ("Someday"), cantada pelo mexicano Luis Miguel.

Filme: O Corcunda de Notre Dame
Produção: EUA, 1996, 90 min.
Direção: Gary Trousdale e Kirk Wise
Lançamento: Abril (011/837-4542)
Quanto: R$ 25, em média

Texto Anterior: Grande elenco suporta trama
Próximo Texto: PELO MUNDO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.