São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Próximo Texto | Índice

Imobiliárias vendem pela Internet

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Internet é a nova ferramenta para quem está interessado em comprar ou alugar um imóvel.
O Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) desenvolveu uma rede de computadores integrada a um banco de dados que pode ser acionada pela Internet por corretores, imobiliárias e pelo público em geral.
A COI (Central de Operações Imobiliárias) começou a operar no final de abril e está tendo uma boa receptividade entre as imobiliárias, segundo o próprio Creci.
"Em apenas uma semana, já distribuímos mais de 5.000 kits de acesso entre nossos 17 mil filiados", diz Pascoal Rodrigues, coordenador da central.
O kit inclui o software de acesso à Internet e uma senha que permite ao corretor de imóveis entrar em uma área restrita do site da COI.
Segundo maior
Nessa área, as imobiliárias podem atualizar informações sobre imóveis armazenadas no banco de dados da COI, baseado em software da Oracle.
Para participar da COI, o corretor precisa possuir um micro com chip 486 ou superior, de preferência com o "Windows 95".
Segundo o Creci, esse banco de dados de imóveis é o segundo maior centro de negociações imobiliárias do mundo, perdendo apenas para um existente nos EUA.
Para Roberto Capuano, presidente do Creci, a COI representa um salto tecnológico para as imobiliárias brasileiras, cuja maioria ainda hoje organiza seus negócios em fichários e registros em papel.
"A COI permite ao corretor aumentar sua produtividade, multiplicando infinitas vezes suas oportunidades de negócios, além de reduzir custos operacionais e melhorar sensivelmente o serviço que as imobiliárias prestam a seus clientes", diz Capuano.
Segundo Capuano, o principal beneficiário do sistema será o proprietário que quiser alugar ou vender um imóvel.
Pesquisa de preço
"Em vez de ter apenas um ou alguns corretores trabalhando para vender ou alugar sua propriedade -muitas vezes uma disputa que desvaloriza o imóvel-, o cliente terá a seu serviço todos os 17 mil associados ao Creci", diz ele.
O proprietário ou o interessado em alugar ou comprar um imóvel pode utilizar o site da COI na Web para obter informações sobre imóveis em 20 Estados brasileiros.
Basta escolher em um menu o tipo de imóvel (comercial ou residencial, casa ou apartamento), a cidade e a região em que ele se localiza para obter uma indicação do preço médio dos imóveis correspondentes à escolha.
É possível também obter uma lista de todas as imobiliárias associadas ao Creci que atendem àquela região.
O Creci pretende popularizar ainda mais a utilização do computador como ferramenta de pesquisa para quem quer negociar imóveis.
Até o final do ano, o conselho pretende disponibilizar seu banco de dados em shoppings e aeroportos, com a utilização de quiosques multimídia.

Onde saber mais - COI: http://www.coi.com.br

Próximo Texto: Gravador de CD-ROM fica 20% mais barato; Impressora de código de barra tem desconto; Akad lança no país impressora da Fargo; Monitor LG tem preço menor na Hyperactive
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.