São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mahé cura overdose visual de mar e areia

Ilha que abriga a capital tem passeios em terra

JOANA BRASILEIRO
DA ENVIADA ESPECIAL A SEYCHELLES

Mahé é a principal ilha de Seychelles. É onde fica Victoria, a capital do arquipélago. Em seus 8 km de largura por 27 km de comprimento, vivem 65 mil habitantes.
Para compensar a overdose de mar e areia, a ilha possui passeios agradáveis em terra. Um deles é a visita à Missão, localizada no meio do Parque Nacional Morne. Outro passeio leva ao jardim botânico.
No mar, além das belas praias, há três parques marinhos. O Ste. Anne é o mais visitado. Fica na frente do porto de Victoria.
Os outros dois parques marinhos ficam na parte noroeste da ilha e atendem pelos nomes de Port Launay e Ternay.
Victoria
Batizada em homenagem à rainha da Inglaterra em 1841, Victoria é pouco mais do que oito quarteirões na frente do porto.
O ponto de referência mais marcante da cidade é a Torre do Relógio, uma miniatura do Big Ben londrino construída em 1903.
Na esquina onde fica a torre também está localizada a Court House (casa de justiça), prédio colonial construído em 1772.
Carente de identidade própria, não há muito o que dizer sobre a arquitetura de Victoria, a não ser pela miscelânea de estilos encontráveis a cada pequeno quarteirão.
Isso se deve ao fato de, após ter sido devastada por uma tempestade, a cidade ter sido reconstruída às pressas no final do século 19.
A cidade abriga também um interessante templo hindu e uma mesquita. Eles disputam espaço com outras igrejas (uma anglicana e outra católica) e com uma catedral chamada Capucin House, que não pode ser visitada por dentro.
Moeda
Para planejar seus gastos em Mahé e nas outras ilhas de Seychelles, saiba que a moeda local é a rupia. Cada unidade de rupia equivale a cerca de US$ 4,7. O comércio local não aceita outra moeda.
Em compensação, despesas podem ser pagas com quase todos os cartões de crédito internacionais.
Voltadas para os turistas, as lojas locais oferecem principalmente suvenires típicos, na maioria baseados no coco-de-mer ou nos tipos de peixe e concha da região.
O comércio abre diariamente, das 8h às 17h, com uma hora de almoço, das 12h às 13h.
Fazer compras em Seychelles não é idéia das mais sensatas. A maioria dos produtos é importada e cara. No centro comercial, uma camiseta pintada a mão custa US$ 60, por exemplo.
Fora do centro comercial, você pode encontrar alguma lembrança engraçada a um preço razoável.

Texto Anterior: Ilhas têm rádio, telefone e CNN
Próximo Texto: PACOTES PARA SEYCHELLES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.