São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laura Pausini canta seus 23 anos em SP

MARIANE COMPARATO
DA REVISTA DA FOLHA

A cantora italiana Laura Pausini começa hoje, no Rio de Janeiro, sua primeira turnê pelo Brasil. Ela já havia estado no país em novembro do ano passado, para divulgar seu último álbum, "Le Cose Che Vivi", mas não fez shows.
A cantora chega a São Paulo nesta sexta-feira, 16, dia em que completa 23 anos. Faz um show na própria sexta, um no sábado, outro na segunda e o último na terça, todos no Olympia.
Por onde passou até agora, a cantora lotou estádios, principalmente na Espanha, onde faz mais sucesso -seu segundo disco vendeu 1,2 milhão de cópias naquele país. As críticas foram unânimes: um show bem-composto, açucarado, sem sobressaltos, mas que enlouquece os fãs, na maioria pré-adolescentes.
As letras invariavelmente ingênuas, combinadas a uma música melosa, criam um ritmo fácil de assimilar, daquele feito para não desgrudar da memória.
Laura segue a cartilha dos cantores românticos italianos, como Eros Ramazzotti, e latinos, como o mexicano Luis Miguel, que vêm tendo um sucesso considerável no mercado brasileiro. De 12 músicas, sete são sobre namorados e quatro autobiográficas, no estilo "tenho 20 anos e este é meu mundo".
No seu disco mais recente, ela também investiu em versões de suas músicas em português para ampliar seu mercado, como o porto-riquenho Ricky Martin.
Laura, que já era conhecida no Brasil, também acabou se beneficiando do fato de Renato Russo, ex-líder do Legião Urbana, morto no ano passado, ter gravado quatro das suas canções no CD "Equilíbrio Distante", todo cantado em italiano.
Entre as músicas da cantora que Russo regravou, num disco que ele mesmo classificava de "bem brega", as mais conhecidas são "La Solitudine" e "Strani Amori".
Depois de São Paulo, a cantora realiza um show em Curitiba e outro em Porto Alegre.
Piano-bar
A carreira da artista italiana começou cedo. Aos 8 anos Laura Pausini já acompanhava seu pai, que tocava contrabaixo e teclado em pianos-bares.
Começou a fazer sucesso aos 17 anos, quando conseguiu entrar para o festival de San Remo, de 1991.
Pausini já declarou que gosta muito de música brasileira. Ela diz apreciar bossa nova e conta que gosta das músicas de Caetano Veloso, Tom Jobim, João Gilberto e Sérgio Mendes. Na coletiva que deu quando veio lançar seu CD, em novembro, disse que talvez cantaria -neste show- "Ragazza di Ipanema".

Show: Laura Pausini - Le Cose Che Vivi
Quando: sexta (16) e sábado (17) às 22h30; segunda (19) e terça (20), às 21h30
Onde: Olympia (r. Clélia, 1.517, Lapa, zona oeste, tel. 011/252-6255)
Quanto: de R$ 60 a R$ 120

Texto Anterior: Os CDs mais vendidos da semana
Próximo Texto: Músicos da Blue Note recriam hits dos Beatles em novo CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.