São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinusp exibe mostra de filmes africanos

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

Três dos mais expressivos cineastas do continente africano são o alvo da mostra "Cinema da África Negra", que o Cinusp realiza até o dia 16 de maio, às 18h30, na Cidade Universitária, região oeste da cidade.
Coordenada por Lúcia Nagib, professora de história e teoria do cinema da PUC (Pontifícia Universidade Católica) e da Unicamp (Universidade de Campinas), a mostra apresenta em sua programação produções como "Yaaba" (89) e "Tilai" (90), de Idrissa Ouedraogo, que foram premiadas em Cannes e tornaram o cineasta burquinense conhecido internacionalmente. Ouedraogo participa do Festival de Cannes deste ano com "Kini et Adams".
"Escolhi filmes que já se tornaram obras-primas do cinema africano", afirma Nagib.
"Tilai" -que será apresentado hoje, com legendas em francês- enfoca o conflito entre o amor e as relações poligâmicas.
"Nyamanton" (86) e "Finzan" (89), marcos da carreira do diretor malinês Cheick Oumar Sissoko, também serão apresentados, com legendas em francês.
Conhecido pelo longa "Guimba", vencedor do Fespaco (Festival Pan-Americano de Cinema de Uagadugu, em Burkina Fasso) em 1995, Sissoko aborda, em "Nyamanton", exibido amanhã, e "Finzan", apresentado no dia 15, os problemas do desenvolvimento urbano e detalhes da tradição do Mali, como o sistema de organização das aldeias bambaras.
O cineasta senegalês Djibril Diop Mambéty encerra a mostra, no dia 16, com o longa "Hienas" (92), que será exibido com legendas em inglês. Mambéty destaca-se na produção africana por incorporar elementos de outras culturas à realidade do Senegal.
"Hienas", por exemplo, é uma adaptação do diretor da obra "A Visita da Velha Senhora", do escritor suíço Friedrich Dürrenmatt. (DM)

Mostra: Cinema da África Negra
Quando: até o dia 16 de maio, às 18h30
Onde: Cinusp "Paulo Emílio" (r. do Anfiteatro, 181, Favo 4, Colméia, Cidade Universitária, tel: 011/818-3540)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Castro Alves em São Paulo
Próximo Texto: Cidade ganha dois museus em 1997
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.