São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 1997
Próximo Texto | Índice

Reação federal 1; Reação federal 2; Estratégia oficial; Prognóstico financeiro; Vôo abortado; Efeito Sarney; Novo alento; O sobrevivente; Fazendo política; Ameaça; Fica o registro; Primeiro parecer; Perdas e danos; Filmografia presidencial; Visita à Folha

Reação federal 1
FHC bateu o martelo e escolheu o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS) para o Ministério dos Transportes.

Reação federal 2
Ao escolher Padilha para os Transportes, FHC tenta amarrar o apoio da ala do PMDB que deu votos para aprovar a reeleição. Junta força no momento em que o governo é sacudido pela gravação obtida pela Folha mostrando compra de deputados.

Estratégia oficial
Para perservar FHC, governistas dizem que o episódio de compra de votos de deputados estaria circunscrito aos govenadores Amazonino Mendes e Orleir Cameli, que também tinham interesse em aprocar a reeleição

No mesmo barco
Para preservar FHC no episódio de compra de votos, governistas dizem que Amazonino Mendes e Orleir Cameli tinham interesse em aprovar a reeleição. Lembram que, se não houver reeleição para FHC, isso atingirá governadores e prefeitos.

Prognóstico financeiro
Analistas do mercado financeiro avaliavam ontem que a reeleição de FHC só poderá ser prejudicada seriamente se surgir uma gravação mostrando que alguém do governo federal comprou voto de deputado.

Vôo abortado
Os deputados federais Osmir Lima e Zila Bezerra, ambos do PFL do Acre, estavam na iminência de entrar no PSDB. Aguardavam apenas a aprovação da reforma administrativa.

Efeito Sarney
Por mais que consiga salvar a emenda da reeleição, os tucanos acham que FHC ficará marcado como Sarney ficou na batalha para garantir o mandato de cinco anos. Principalmente se a investigação bater no Executivo.

Novo alento
Os senadores contrários à reeleição-já de governadores mudaram de estratégia. Em vez de emendar o parecer de Francelino Pereira (PFL-MG), vão tentar aprovar um destaque supressivo diretamente no plenário.

O sobrevivente
Superintendente da Zona Franca de Manaus, Mauro Costa ganhou sobrevida no cargo. Embora não quisesse se desfazer dele, o governo estava prestes a ceder à pressão de Amazonino Mendes, que exigia sua cabeça.

Fazendo política
O Planalto busca o nome de um senador do PMDB para ocupar o Ministério da Justiça.

Ameaça
A Folha recebeu ontem telefonemas de conteúdo dúbio que sugerem estar em risco a integridade física dos jornalistas responsáveis pela apuração do esquema de compra de votos para aprovar a emenda da reeleição.

Fica o registro
A assessoria de FHC diz que é função "institucional" do presidente se encontrar com governadores. Pede que fique registrado que saiu do Planalto a informação de quando e de quantas vezes FHC esteve com o Amazonino Mendes e Orleir Cameli.

Primeiro parecer
Raciocínio de um governista com conhecimento jurídico: "Como a emenda da reeleição teve 336 votos em 1º turno na Câmara, ela só seria anulada se pelo menos 29 deputados tiverem se vendido. Pois seriam 307 votos válidos, um a menos que o necessário".

Perdas e danos
Avaliação feita pelos caciques pefelistas e peemedebistas sobre a denúncia de compra de votos na Câmara: se o Planalto não conseguir circunscrever o caso ao Acre e ao Amazonas, deve passar a desincompatibilização.

Filmografia presidencial
O cineasta Silvio Tendler, que fez documentários sobre Juscelino e Jango, está preparando um filme sobre a vida de Tancredo.

Visita à Folha
O prefeito de Santo André (SP), Celso Augusto Daniel (PT), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
Estava acompanhado do coordenador do Núcleo de Comunicação da prefeitura, Gilberto Carvalho, e do assessor de imprensa, Eduardo Luiz Correia.

E-mail:painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Paulo Bernardo (PT-PR), sobre gravação mostrando que quatro deputados pefelistas teriam vendido seu voto para aprovar a reeleição:
- Ninguém se alia ao PFL impunemente. FHC vendeu a alma ao diabo. Agora, os diabinhos vieram cobrar sua fatura.

Próximo Texto: Concorrência desleal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.