São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda em supermercado cai 9,9% em abril

CLÁUDIO EUGÊNIO
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas nos supermercados recuaram 2,73% em abril, comparadas com as de igual período do ano passado. Em relação a março, a queda foi ainda maior: 9,91%.
Para Omar Assaf, presidente da Apas (Associação Paulista dos Supermercados), uma das causas da retração foi o fato de a Semana Santa, neste ano, ter caído em março e, em 96, em abril. No primeiro quadrimestre deste ano, as vendas aumentaram 0,37%.
A aceitação de cheque pré-datado pelos supermercados diminuiu em São Paulo. É o que mostra pesquisa feita pela Apas em abril.
Entre as 33 empresas participantes da pesquisa, 87% aceitam o pré-datado. No levantamento feito pela Apas em setembro do ano passado, 97% das redes faziam a operação.
Assaf diz que a queda mostra a tentativa do setor de substituir esse tipo de operação pelo uso do cartão de crédito.
"A utilização do cartão de crédito só não é maior nos supermercados devido às taxas de administração cobradas pelas empresas."
As vendas com cartão de crédito no período aumentaram. Na pesquisa de setembro, 7,6% das vendas eram feitas por cartão. Esse percentual, em abril, passou para 20%. A participação do cheque pré-datado nas vendas do comércio caiu de 39% para 33% no mesmo período.
A inadimplência de algumas empresas de vale-alimentação em 1996 reduziu a aceitação dessa modalidade de venda. Em setembro, 7,4% dos supermercados aceitavam vales. Em abril, esse total caiu para 5%.

Texto Anterior: Dialeto dos negociadores é curioso
Próximo Texto: Procon aponta golpe em lojas de móveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.