São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alfa Digital de chip MMX oferece bom desempenho

ARMANDO DE OLIVEIRA FORTUNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O microcomputador Alfa Digital P200 MMX tem como principal característica a utilização do processador Pentium 200 de MHz MMX, atualmente o topo de linha da família Pentium, da Intel.
As instruções desse processador foram projetadas para melhorar o desempenho dos novos programas multimídia que as suportam, em relação às instruções do Pentium 200 de MHz comum.
O Alfa Digital reúne também outros periféricos dignos de nota, como fax/modem/dados/voz de 33,6 mil bps e CD-ROM de óctupla velocidade (8X), ideais para a grande maioria das aplicações.
Com um aumento da capacidade do disco rígido atual (1,08 Gbyte), o Alfa Digital passa a ser adequado para a função de servidor de arquivos em uma pequena empresa ou escritório.
O computador pode também ser usado como uma estação de trabalho de alto desempenho por profissionais da área de computação gráfica e multimídia (devido às instruções MMX).
Nesse último caso, a expansão da memória da placa de vídeo para 2 Mbytes é quase uma necessidade. A configuração testada é, porém, ideal para usuários domésticos.
Tradicional
A apresentação do equipamento segue os padrões tradicionais: gabinete tipo desktop, de mesa, monitor e gabinete na cor bege.
As caixas acústicas são embutidas no painel frontal do computador, dispensando o adaptador externo de alimentação de energia e reduzindo o número de cabos ao redor da máquina.
A qualidade eletromecânica do Alfa Digital é boa -os periféricos utilizados na montagem do computador testado são de fabricantes reconhecidos (mouse Microsoft, unidade de leitura de CD-ROM Sony, disco rígido Seagate, placa de vídeo Diamond).
A possibilidade de expansão do Alfa Digital é boa, pois a placa-mãe apresenta quatro conectores ISA e quatro do tipo PCI (mais rápidos), possuindo também quatro soquetes para até 64 Mbytes de memória tipo SIMM.
Para maior segurança do usuário, o chipset 430HX suporta paridade e, em memórias adequadas, ECC (leia texto nesta página).
A instalação do computador não apresentou problemas, embora faltassem instruções sobre como proceder para a conexão dos cabos. Usuários iniciantes podem ter dificuldade nessa etapa.

Texto Anterior: 'Windows 95 OSR2' acelera disco rígido
Próximo Texto: Micro vem pronto para surfar na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.