São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo emociona no lançamento de livros

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Um vídeo com uma hora e meia de duração, editado pela atriz e jornalista Tessy Callado, emocionou os convidados na noite de lançamento dos livros "Crônicas de Fim do Milênio" e "Reflexos do Baile", do escritor e jornalista Antonio Callado, terça-feira no Rio.
"Crônicas de Fim do Milênio" é uma coletânea de 69 textos publicados por Callado na Folha entre 1992 e 1996. "Reflexos do Baile", romance escrito em 1976 e que está sendo relançado, era considerado pelo autor seu melhor trabalho.
Tessy, filha de Callado, reuniu trechos das últimas entrevistas dadas por seu pai, morto no dia 28 de janeiro, para preparar o vídeo.
"Foi um trabalho exaustivo, que me deixou emocionalmente abalada, mas queria fazer essa homenagem a meu pai", disse a atriz.
Numa das cenas do vídeo, Callado, em sua casa, veste o fardão da Academia Brasileira de Letras e reclama: "Acho que demorei a entrar na Academia por causa do fardão. Isso é muito quente".
"Esse tipo de queixa era a cara de meu pai. Ele foi elegante e irônico até o fim", disse Tessy.
"Esperei para ver o vídeo aqui, ao lado dos amigos", disse, emocionada, Ana Arruda Callado, viúva do escritor.
Tessy preparou ainda uma leitura da peça "Uma Rede para Iemanjá", escrita por seu pai no final dos anos 50 e nunca encenada. Ontem, trechos foram lidos por Alice Borges e Jorge Maya.
Callado definia "Uma Rede para Iemanjá" como "um auto de Natal brasileiro". Nela, o autor mistura elementos religiosos criando um clima de sincretismo.
Em princípio, a filha do escritor havia pensado em fazer uma leitura dramatizada de alguns trechos de "Crônicas de Fim do Milênio", mas acabou optando por "Uma Rede para Iemanjá" para apresentar um panorama mais amplo do trabalho de Callado.
"Estamos lançando um livro de crônicas e relançando um romance. Achei interessante mostrar um outro aspecto da obra de Callado, seu trabalho como autor teatral."
No dia 2 de junho, "Uma Rede para Iemanjá" será lida no Ciclo de Leituras promovido pela Casa da Gávea, na zona sul do Rio.
A noite de lançamento dos dois livros reuniu cerca de 50 pessoas na livraria Argumento, no Leblon.
Lá estavam o escritor Antonio Olinto, grande amigo de Callado e candidato favorito nas eleições à cadeira número 8 da ABL (antes ocupada por Callado), a atriz Tonia Carrero, João Ubaldo Ribeiro e Zuenir Ventura, entre outros.

Livro: Crônicas de Fim do Milênio
Autor: Antonio Callado
Quanto: R$ 32 (353 págs.)

Livro: Reflexos do Baile
Autor: Antonio Callado
Quanto: R$ 21 (218 págs.)

Texto Anterior: Acontece hoje reunião no Itamaraty; ABT abre temporada em Nova York; Autor da Mafalda se inspira na "Bíblia"
Próximo Texto: Entrega do Oscar pode abandonar Los Angeles; Jodie Foster critica o irmão, Buddy, por livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.