São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube de funcionários ingressa na holding que controla a Vale

Investvale e BNDESpar terão 10% do capital votante

DA SUCURSAL DO RIO

O Investvale, clube de funcionários da Vale, acertou sua entrada na Valepar, holding privada da Vale do Rio Doce, e garantiu uma cadeira em seu conselho de administração.
Os funcionários e o BNDESpar (BNDES Participações), que atuarão em conjunto, terão 10% do capital da Valepar. No primeiro momento, o Investvale terá 1% e o BNDESpar, 9%.
As demais ações compradas pelos funcionários serão dadas em garantia ao BNDES do empréstimo de R$ 200 milhões para a compra de 5,11% do capital total da empresa e 4,45% das ações com direito a voto.
O presidente do Investvale, Francisco Póvoa, é o conselheiro indicado para representar os funcionários.
Com isso, o capital da Valepar ficou assim dividido: CSN, 25%, Nations Bank, 9%, banco Opportunity, 17%, BNDESpar/Investvale, 10%, fundos de pensão, 39%.
O grupo privado (CSN, Opportunity e Nations Bank) tem 51% da Valepar e fundos de pensão e empregados, 49%.
Técnicos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) estão se reunindo com diretores da Vale do Rio Doce para tomar conhecimento dos projetos em andamento e planos para o futuro da empresa.
Um dos projetos que precisa de decisão rápida e está entre os prioritários para análise das equipes de técnicos é o que diz respeito ao acordo da empresa com os chineses para exploração de minério de ferro em Carajás.
Os chineses explorariam 2 milhões de toneladas/ano de minério de ferro e caberia à Vale fazer o transporte.

Texto Anterior: Dois passos adiante, um nem tanto
Próximo Texto: "Videoteca Folha" será lançada dia 25
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.