São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Showbizz reanima olimpíada alternativa

MARIANA SCALZO
ENVIADA ESPECIAL A ATLANTA (EUA)

Para a edição de 1998 dos Jogos da Amizade (Goodwill Games), de 19 de julho a 2 de agosto, em Nova York (EUA), a organização do evento vai promover um festival cultural paralelo na cidade.
"A nossa intenção é mesclar o verão dos Jogos da Amizade com eventos de entretenimento", diz Mark Shapiro, vice-presidente de negócios da Turner Sports.
A idéia do festival veio para levantar o prestígio dos jogos -nascidos em 1986 com objetivos geopolíticos- e pôde ser viabilizada com a compra da empresa TBS (Turner Broadcasting System Inc.) pela Time Warner Inc., em 1996.
"Podemos aproveitar os artistas da Warner (gravadora) para fazer shows musicais. Vamos também promover lançamentos de filmes e peças de teatro. Para isso, a Time Warner já está preparando um orçamento", fala Shapiro.
Entre os contratados da Warner, por exemplo, estão Madonna, Phil Collins e Van Halen.
A divisão TBS Inc., que tem como carro-chefe os canais de informação CNN, apoiará o projeto com cerca de US$ 40 milhões.
"Ted (o empresário Turner) poderia fazer um grande filme com o investimento, mas a idéia dele é promover o esporte", diz Shapiro.
Além da promoção de eventos culturais para chamar mais atenção aos Jogos, a competição vai dar um prêmio em dinheiro.
Serão US$ 5 milhões em incentivos para as quebras de recordes e as melhores performances.
Neste ano, são esperados cerca de 1.300 atletas -de 70 países.
O corredor norte-americano Michael Johnson, que ganhou medalhas de ouro nos 200 m e nos 400 m na Olimpíada de Atlanta-96, já confirmou presença -será o garoto-propaganda do evento.
Os outros participantes serão escolhidos de agosto deste ano a março de 98, de acordo com as posições obtidas nos rankings mundiais. O evento pretende reunir os melhores de cada categoria.
TV
Os Jogos da Amizade são organizados visando sua veiculação na TV. O canal norte-americano TBS Superstation vai dedicar três horas de seu horário nobre (das 20h05 às 23h05), durante 15 dias, para a transmissão das competições.
A organização do evento pretende montar uma central para transmissões internacionais em Nova York. Assim, as emissoras de países que quiserem exibir os Jogos poderão comprar as imagens produzidas pela equipe da Turner.
As competições terão 13 modalidades: atletismo, basquete, boxe, ciclismo, mergulho, patinação, ginástica olímpica, ginástica rítmica, natação, nado sincronizado, triatlo, vôlei e vôlei de praia.

A jornalista Mariana Scalzo viajou a convite da TBS (Turner Broadcasting System)

Texto Anterior: Vitória vale o título para a Juventus hoje
Próximo Texto: Evento abriu diplomacia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.