São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilhaçamento do Leste esvaziou a competição

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A fragmentação da URSS praticamente anulou o motivo que servira de impulso à criação dos Jogos, mas os organizadores decidiram manter a idéia.
A terceira disputa ocorreu em 94, novamente na Rússia, em São Petersburgo. Foram 24 modalidades, com abertura em 23 de julho e encerramento em 7 de agosto.
O Brasil participou dos torneios de basquete, vôlei de praia, triatlo e atletismo.
A Rússia foi a grande vencedora, com 169 medalhas (68 ouro, 48 prata e 169 bronze), seguida pelos EUA, com 119 (37, 38 e 44).
Os Jogos da Amizade entram no calendário internacional sempre no período intermediário entre duas Olimpíadas, mas não desfrutam de grande prestígio.
Os participantes de cada modalidade são indicados ou convidados por suas respectivas federações internacionais. Há também atletas que figuram com destaque nos rankings mundiais e recebem cachês para irem à competição.
Por isso, os Jogos não reúnem a nata do esporte mundial, embora estrelas internacionais cheguem a ilustrar, isoladamente, suas disputas.
(EA)

Texto Anterior: Boicotes criaram megaevento
Próximo Texto: Real Madrid luta para manter a vantagem; Argentina tem partida que vale liderança hoje; Libertadores define os juízes da próxima fase
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.