São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Mudança de perfil de região aumenta em até 50% o preço de imóveis térreos, mas vizinhança sofre Mudança de perfil valoriza casas térreas DA REPORTAGEM LOCAL O impacto causado pela transformação de uma região tranquila em um local barulhento é diferente em casas e apartamentos.Enquanto os apartamentos têm desvalorização de até 30%, as casas chegam a valorizar até 50% com a mudança do perfil da região. Isso acontece porque as casas costumam "trocar de função". Passam de residencial para comercial (mais valorizada), desde que o zoneamento permita. Já um apartamento não pode ser transformado em um escritório ou um barzinho, por exemplo. O bairro da Vila Madalena (zona oeste de São Paulo) ilustra bem essas transformações. A região possui uma das maiores concentrações -iniciada há cerca de cinco anos- de bares, casas noturnas e restaurantes. São 42 casas, de acordo com a relação publicada no "Guia da Folha SP" do dia 9 de maio. Pólo 'descolado' Muitas casas residenciais dão lugar a esse tipo de estabelecimento. Segundo Sandra Napoleão, 41, diretora comercial da imobiliária Camargo Dias, a Vila Madalena também virou pólo de empresas como estúdios de som e produtoras de vídeo. Demora Os apartamentos, no entanto, são desvalorizados e demoram mais para serem comercializados. "Ninguém gosta de morar ao lado de um barzinho", diz Eurípedes Borges, 51, da Borges Consultoria Imobiliária. "Certamente vai haver baderna à noite, além do movimento natural de carros." Segundo o "Guia da Folha SP", os bairros com maior concentração de bares, restaurantes e casas noturnas são Jardim Paulista (121), Pinheiros (52), Chácara Itaim (48) e Vila Madalena (42). "Não tem como fugir. A cidade vai se alastrando", diz Borges. Texto Anterior: Som alto dá multa em SP Próximo Texto: Ensaio de banda gera conflito com vizinhança Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |