São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adeus irritação

MIRNA FEITOZA

Depilação começa a ser procurada pelos homens para pôr fim à irritação pós-barba no pescoço
Uma depilação a laser usada no Brasil há menos de um ano pelas mulheres começa a ser a alternativa de muitos homens para acabar com a irritação pós-barba na região do "gogó" -ou para eliminar os pêlos que fogem do padrão da barba.
Chamado Epilight, o tratamento dura geralmente três sessões, de cerca de 20 minutos cada, e os resultados aparecem após duas semanas em média.
"Quis fazer para me livrar do incômodo", diz o publicitário Evandro Carlo Carpi, 27, que soube do método por meio da namorada. Com duas aplicações, ele ficou com o lado esquerdo do pescoço livre dos pêlos e está tratando do lado direito. "Fiz em duas partes por que dá uma pequena irritação", afirma.
O estilista Fause Haten, 29, procurou o método para corrigir os defeitos da barba e se livrar do pêlos encravados. "O pêlo inflamava muito", conta ele, que planeja agora tratar da região do pescoço.
Com o estudante Aluisio Campos Neto, 18, a depilação foi no peito. Adepto do triatlo, ele fez o tratamento para melhorar seu desempenho na água. "Meu técnico pediu", diz.
Segundo o dermatologista Arthur Tykocinski, a técnica apresenta melhores resultados em pessoas de pele clara e pêlos escuros. "Pessoas de pele morena precisam passar por teste antes de usar o método", orienta ele, que é ligado à Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.
Ele explica que os morenos ou bronzeados absorvem mais a luz do laser e, se não forem avaliados antes, podem ter queimaduras do mesmo tipo das provocadas pelo sol.
A cor dos pêlos também influencia: quanto mais claro o pêlo, mais ele precisa de energia do laser. Com a carga intensificada, às vezes, a pele também pode sofrer queimaduras.
"Levantar a história do paciente é importante", afirma a dermatologista Shirlei Borelli. Isso porque o tratamento é contra-indicado a pessoas com tendência a vitiligo, diabetes e quelóide -cicatriz com crescimento progressivo- (também é contra-indicado para grávidas).
Segundo Shirlei, o efeito desse tipo de depilação é prolongado e pode durar até três anos.
(MF)

ONDE ENCONTRAR
Clínica Kyron: r. Joaquim Floriano, 72, 15º andar, Itaim, zona oeste. Tel. 820-4990.
Clínica e Cirurgia Dermatológica Shirlei Schnaider Borelli: r. Bandeira Paulista, 600, 5º andar, Itaim, zona oeste. Tel. 822-7151.

Texto Anterior: Estresse e diabetes
Próximo Texto: Por que elas gostam de negros?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.