São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campus flutuante

ALEXANDRE OZORIO DE ALMEIDA

Universidade oferece um semestre de graduação a bordo de um navio
Trocar o campus da sua universidade por um navio e dar uma volta ao mundo durante um semestre é uma forma de unir o útil ao mais que agradável.
A Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos) montou um minicampus flutuante a bordo do S.S. Universe Explorer, um navio de 23,500 toneladas com capacidade para cerca de 600 estudantes, fora professores e tripulação.
Existem dois programas: um, que começa em janeiro, sai de Nassau (Bahamas) e passa, entre outros países, pelo Brasil, Índia, Vietnã, Japão e chega em Seattle (EUA) quatro meses depois. O curso de setembro sai do Canadá, passando pela China, Egito, Israel, Turquia, Grécia, Marrocos e chega na Flórida (EUA) em 23 de dezembro.
A idéia do programa "Semester at Sea" (Semestre ao mar) é estudar os países por onde o navio passa. Como em um curso de graduação normal, o aluno pode escolher entre cerca de 60 matérias para montar a sua grade de aulas.
São oferecidos cursos em disciplinas como antropologia, astronomia, economia, geografia, história, música, filosofia, física, política e religião. Os créditos valem para o currículo do estudante.
O programa tem também um curso para estudantes que não falam inglês fluentemente. Esses alunos têm aulas de inglês e trabalham também com os temas do programa principal.
Por quatro meses os estudantes não vão mais saber o que é segunda-feira. Devido à constante mudança de fuso horário, os dias são divididos em "a" e "b", para evitar confusões. Em alto mar, os alunos têm aula todos os dias. As paradas em terra, que duram de três a sete dias, são divididas em programas obrigatórios, opcionais e tempo livre.
O navio está equipado com biblioteca, teatro, piscina, quadras e discoteca. As cabines são para duas ou três pessoas. O preço, que inclui as aulas, cabine, comida e passagem custa US$ 12.580.
Para o programa normal, o aluno estrangeiro tem de fazer testes de inglês como o Toefl (nota superior a 450) e precisa estar matriculado em um curso de graduação. Para o programa especial de línguas, fora os testes, é necessário apenas ter entre 19 e 27 anos.
A estudante Daniela Waller de Oliveira Nascimento, 22, participou do programa de janeiro em 1993. "Foi a melhor coisa que fiz na vida", diz. "Sou curiosa, e tudo é muito interessante. Passei por países que nunca tinha pensado em ir, e conheci culturas muito diferentes da nossa", explica. Ela recomenda incondicionalmente o programa: "Fiz amigos para a vida inteira. É uma viagem que você nunca mais esquece".

MAIORES INFORMAÇÕES Julian Asenjo.Institute for Shipboard Education. 811, William Pitt Union. University of Pittsburgh, Pittsburgh, PA, 15260. Tel.: 001 (412) 648-7490. E-mail: shipboard@sas.ise.pitt.edu. Internet: http://www.pitt.edu/~voyage

Texto Anterior: ÚTEIS E FÚTEIS
Próximo Texto: Prepare sua viagem internacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.