São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

aranhas por perto

IZABELA MOI

Você sabe distinguir entre o mocinho e o bandido quando se trata de aranhas?
Em São Paulo, a aranha armadeira é a responsável pela maior parte dos acidentes. Ela tem cor cinza ou marrom, com pêlos curtos, cerca de 8 cm (quando adultas), e essa é a época para encontrá-la. Para se proteger do frio, a armadeira procura abrigo dentro das casas. Seu lugar preferido são os sapatos. A aproximação da ameaça faz com que fique quase de pé, daí a origem do nome.
O Hospital Vital Brasil atende aproximadamente 300 casos de acidentes por ano. Em maio esse número dobra. A picada provoca uma dor intensa, e o socorro deve ser imediato. Em alguns casos, a injeção do soro é necessária, principalmente em crianças e idosos.
Não acumular lixo ou entulho e vedar as frestas de portas, janelas e ralos são cuidados básicos para se evitar tais aranhas. O Hospital Vital Brasil tem um telefone que funciona 24 horas para emergências.
Outra dica para distinguir a armadeira das demais aranhas é notar as teias. Segundo a diretora do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantã, Silvia Lucas, as não venenosas fazem teias "bonitas, aéreas e de formas geométricas". "Não se deve matar todas as aranhas. Elas sã inimigas dos insetos".
Hospital Vital Brasil, Av. Vital Brasil, 1500, Butantã. Tel.: 813-7962.

Texto Anterior: reunião dos fãs de RPG
Próximo Texto: aprendendo a ser mãe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.