São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso ensina a montar autorizada

Oficinas exigem habilidade

DA REDAÇÃO

Abrir uma oficina autorizada (seja de informática ou eletrodomésticos) significa trabalhar em parceira com empresas grandes.
Os cursos técnicos são o primeiro (e, talvez, o mais importante) passo para iniciar o projeto.
As empresas Brastemp e BS Continental (eletrodomésticos), Panasonic e Sanyo (eletroeletrônicos), Olivetti (máquinas) e Itautec (informática) oferecem cursos.
Depois de definir a área de atuação, o interessado deve entrar em contato com o fabricante para dar início ao curso -que é gratuito.
A Itautec ensina funções simples, como ajustar a tonalidade da tela de um monitor de computador, e complicadas -quando trocar todo o equipamento.
Segundo Welson Bolognesi, 33, gerente de serviço ao cliente da Sanyo, os cursos reforçam os princípios da empresa. "Exigimos qualidade no atendimento, rapidez, custo e cortesia."
Mas só os cursos não bastam. Os custos para a abertura desse tipo de negócio variam. Uma autorizada de informática, por exemplo, requer investimentos que podem chegar a até US$ 60 mil.
Por acaso
Os sócios Alberto Costa, 50, e José dos Reis, 60, da Eletrônica Garrijo, começaram meio por acaso.
Reis, que é técnico em eletrônica, sempre quis ter o seu negócio. Costa, que trabalhava com vendas e montava aparelhagem de som para festas em São Paulo, perdeu o emprego e resolveu estudar eletrônica, seguindo a sugestão de Reis.
No ano passado, abriram a empresa de assistência técnica das marcas Precision (chinesa) e First Line (coreana). Em seis meses, consertaram 200 aparelhos de TV.

Texto Anterior: Negócio cresce com tecnologia
Próximo Texto: Sebrae e Excel lançam linha de crédito de R$ 500 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.