São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Tenho um Renault Clio e estou usando a nova gasolina de 91 octanas (premium). É preciso regular o módulo de injeção eletrônica para melhorar o desempenho? A mudança no chip de injeção melhora o rendimento?"
Julia Helena de Carvalho (Cerquilho, SP)
Resposta
Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, o motor do Clio possui taxa de compressão de 9,2:1. Seu sistema de injeção eletrônica tem sensor de oxigênio e de detonação, o que torna desnecessária qualquer alteração em função do combustível -que não altera o desempenho em carros com taxa de compressão inferior a 10,0:1. Yoshimura disse que a reprogramação da injeção eletrônica (mudança no chip) poderá proporcionar maior desempenho a custa de maior consumo.

* "Comprei um Verona GLX 1.8i em 96. Após rodar 2.500 km, percebi um barulho metálico ao retirar o pé da embreagem. Contatei diversas vezes a revenda Pisa e o serviço de atendimento ao cliente da Ford, sem solucionar o caso."
Sérgio Luiz Cabral da Silva (Belo Horizonte, MG)
Resposta
Segundo a Ford, não foi constatado qualquer problema. O ruído deve ser considerado uma característica do sistema de transmissão, não comprometendo durabilidade, funcionamento e segurança do sistema.

O leitor mostrou-se insatisfeito com a resposta. Segundo Silva, se o ruído é característico do veículo, a revenda deveria tê-lo avisado no momento da compra.

* "Estou tendo dificuldades para encontrar um novo botão de direção do ar do meu Renault Twingo 95. Duas autorizadas me informaram que seria necessário trocar todo o painel, o que custaria R$ 192. Contatei o serviço de atendimento da Renault. Disseram-me que diversos consumidores já haviam ligado, procurando pelo mesmo botão, mas que eles não podiam fazer nada."
Sandra Gonoretske (São Paulo, SP)
Resposta
A Renault informou que o problema já foi resolvido.

Em contato com a Folha, a leitora confirmou a informação.

* "Tenho um Gol GL, ano 88, a gasolina. Gostaria de saber o que pode ser feito para que o carro ganhe de 15 cv (cavalos) a 25 cv, sem afetar a vida do motor. Quero saber também se a gasolina premium contém maior quantidade de álcool que a comum."
Marcos Varella de Almeida (Belo Horizonte, MG)
Resposta
Segundo Gilberto Perrella, a melhor indicação para esse caso é substituir o comando de válvulas original por outro de 280°. Para isso, teria de ser feita também a recalibragem do carburador e a afinação do motor. A gasolina premium contém o mesmo percentual de álcool que a comum (22%).

* "Comprei um Palio novo. Após dois dias, notei irregularidade no sistema de injeção eletrônica. O carro ficou na concessionária três dias. Agora, com 12.000 km, o bagageiro fica alagado, a porta abre sozinha, o estofado está defeituoso, a direção trepida e o vidro de uma das portas vibra."
Antonio Henrique dos Santos (Itajaí, SC)
Resposta
A Fiat informou que recebeu a carta do cliente. Porém, pela falta de mais dados, não foi possível contatá-lo. A montadora solicita que o cliente ligue para a central de atendimento (tel. 0800-991000).

* "Comprei um Santana em outubro de 96, na concessionária Ápia. Em dezembro, o carro apresentou vazamento de óleo da direção hidráulica. O defeito foi sanado até que, no dia 1º de janeiro, surgiu novo vazamento na caixa de direção hidráulica. Sete dias depois do novo conserto, o carro foi entregue com vazamento. Dessa vez, a revenda solicitou à fábrica um pedido de uma nova peça. Reivindico que a montadora estenda minha garantia pelo tempo em que o carro ficou na revenda e que me reembolse os prejuízos sofridos."
Marcelo de Carvalho Borba (Rio Claro, SP)
Resposta
A VW disse que foi informada de que o problema foi resolvido.

A Folha contatou o leitor, que disse estar decepcionado, por esperar cerca de 25 dias para a troca de uma peça, e insatisfeito com a resposta da montadora. O leitor disse que acionou o Procon.

* "Comprei um Renault modelo RN 19, ano 94, e percebi que os freios não funcionam bem. Após tentativas infrutíferas de reparo, fiz uma queixa à Renault. Em resposta, a importadora informou que o problema dos freios havia sido sanado a partir de certa época de 94 e que, infelizmente, não podiam fazer nada com relação a outros carros -de 94 e 93."
Emirene Cruz (São José do Rio Preto, SP)
Resposta
A Renault informou que nenhum veículo da marca, inclusive o modelo 19, ano 94, apresentou qualquer problema no sistema de freio. E, por essa razão, qualquer alteração em sua concepção é desautorizada. A Renault disse ainda que a concessionária Rio Preto Automobilis realizou a revisão e a manutenção no veículo e que este apresentou desempenho dentro das especificações.

* "Tenho procurado informações nas concessionárias sobre a mudança do Tempra, mas não consigo saber se o modelo da Fiat vai sofrer modificações ou se será retirado de linha."
Sergio J. de Carvalho (Ribeirão Preto, SP)
Resposta
A Fiat informou que o modelo não deve sair de linha até 98.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

Texto Anterior: Land Rover inaugura mais três revendas; Encontro de hot rods acontece em Caxambu
Próximo Texto: Recuperação de pára-brisa 'apaga' trincas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.