São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiat apresenta Panda elétrico no país

MARCELO TADEU LIA
DO ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

A Fiat apresentou os dois Panda Elettra -importados da Itália e movidos a energia elétrica- que serão destinados ao projeto "Estacionamento Ecológico".
O projeto será implantado em Curitiba (PR) até o final do ano e prevê a "troca", em local determinado, do carro movido a gasolina ou álcool pelo Panda elétrico. Seria, assim, uma alternativa à poluição nos grandes centros urbanos.
A Folha fez uma avaliação do Panda elétrico em Belo Horizonte (MG). O modelo, alimentado por 12 baterias, que produzem 12,5 cavalos (cv), tem autonomia de cerca de 70 km e atinge 70 km/h.
Ao girar a chave, o motor é acionado sem nenhum ruído perceptível. Em movimento, ouve-se apenas um pequeno zumbido.
Além do silêncio, o Panda pouco tem de diferente em relação aos carros "normais": o modelo conta com câmbio mecânico de cinco marchas e os mesmos pedais de embreagem, freio e acelerador.
Mas há uma diferença: pode-se parar o carro com a marcha engatada, sem que o motor "morra".
O Panda elétrico não polui a atmosfera e comporta dois ocupantes -a parte destinada ao banco traseiro e porta-malas é utilizada para abrigar as enormes baterias.
Projeto
O projeto "Estacionamento Ecológico" prevê a utilização de carros elétricos em áreas estabelecidas pela prefeitura de Curitiba. No futuro, a intenção é contar com 200 carros não-poluentes.
O usuário, com um cartão magnético, aluga o carro e roda quanto quiser, por cerca de R$ 2 por hora. O sistema existe em Turim (Itália) desde setembro de 1996.
Os maiores problemas para a implantação em massa dos carros elétricos são a baixa autonomia e o tempo para recarregar as baterias -cerca de oito horas.
(MTL)

O jornalista Marcelo Tadeu Lia viajou a Belo Horizonte a convite da Fiat

Texto Anterior: Dicas fazem vidro durar
Próximo Texto: Chip reduz interferência no telefone celular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.