São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEIA TRECHOS DAS CONVERSAS

Leia trechos das gravações que mencionam Sérgio Motta:
João Maia - Tinha saído lá e estava lá no... conversando com o Amazonino. E já tinha sido o Sérgio Motta -isso aí aqui na Presidência, né? Luís Eduardo vai falar com o Sérgio Motta, Sérgio Motta fala com o Amazonino, só que seria um troço..., quer dizer, não teria nada a ver com Orleir pagar os atrasados dele. O filho da puta! Quer dizer, né? Também o Amazonino acabou entregando e participando, eu sei, ele, o Pauderney, que é outro sacana, aí. Esse dinheiro era para o Orleir ter que pagar as dívidas dele atrasadas, você entendeu? Mais esse, Serjão e Amazonino.
Senhor X - E o Pauderney em cima. O aliciamento começou com ele?
Maia - Pelo que eu sei bem é o seguinte: eram os 200 do Serjão, via Amazonino, que era a cota federal, aí do acordo... Ele falou, pra todo mundo, aí, meio mundo, aí. Eu falei com o Luís Eduardo. O Luís Eduardo marcou uma audiência com o Serjão. Daí, o Serjão marcou com o Amazonino. Acho que foi na quinta, à noite. E, depois, na segunda, fui lá falar com o Amazonino.
Senhor X - De onde veio esse dinheiro para pagar os votos da reeleição?
Maia - O dinheiro, no dia seguinte, era um dinheiro que o Amazonino tinha mandado trazer. Esse era um dinheiro que nós íamos receber da cota federal, digamos, do negócio.
Senhor X - Ah, era assim?
Maia - A gente queria barganhar que o Orleir deveria pagar os atrasados desse troço. E que esse dinheiro do Amazonino era o dinheiro que já estava aí. Você entendeu? Que o Serjão já tinha acertado. Mas, como ele soube, quer dizer, acabou pegando o dinheiro do Amazonino para pagar o cheque dele.
Senhor X - Quem ligou?
Maia - O Amazonino, lá na Academia de Tênis, na minha presença e do Ronivon, ligou para o secretário da Fazenda dele que ele precisava de 400. Daí, até o Amazonino, colocou mais um, assim, trouxe 500. À noite chegou esse dinheiro aqui, na segunda-feira. Aquela hora daquele almoço, você entendeu, eu estava com o cheque no bolso. De lá eu saí e fui para lá. E lá ele entregou o dinheiro. Ele resgatou o cheque. Eu contei direitinho 100 mil. Esse dinheiro é do Amazonino. Promessa do Pauderney aqui. No nosso corredor aqui, falou em 200 paus. Via Serjão.

A seguir, trechos de conversas com Ronivon Santiago:
Senhor X - Onde é que Orleir pegou os R$ 200 mil para os deputados federais?
Ronivon - Ah, ele não tinha, não.
Senhor X - Hein?
Ronivon - O dinheiro não foi dele não, ué. Foi dinheiro que veio do outro lado.
Senhor X - Você acha que veio de onde?
Ronivon - Amazonino...
Senhor X - Hein?
Ronivon - Mandou... mas quem deu foi o Sérgio Motta ao Amazonino, parece.
Senhor X - Foi quem?
Ronivon - Sérgio Motta, eu acho, sei lá.
Senhor X - E para o Planalto? Esses votos o Planalto acha que foram conseguidos pelo Orleir ou pelo Amazonino?
Ronivon - Olha, eu estive com o Sérgio Motta, há duas semanas atrás. E ele gosta muito do Orleir. Me falou que o Orleir até virou o voto do Chicão.
Senhor X - O Orleir?
Ronivon - Foi ele que me disse. O ministro. Que considera muito ele. Que 'nós estamos atentos aí'. Aliás, o presidente privilegiou aí as minhas estradas aí. Essas liberações aí. Falei com ele anteontem. Isso ele me falou.
Senhor X - Mas o dinheiro das liberações das estradas entrou na renegociação dos votos?
Ronivon - Entrou.
Senhor X - Entrou?
Ronivon - Entrou.
Senhor X - E isso o Sérgio Motta sabia?
Ronivon - Sabia. Negócio pro banco. Dinheiro, negócio pro banco do Estado, né? Estrada... Tinha três itens... Eu tive lá com o Sérgio Motta. Tu tá sabendo que eu tô com a... levando uma televisão, o canal 40, né? De Quinari. Nós estamos inaugurando agora. Aí, o caso é o seguinte, o canal 40, né? É bom né?
Senhor X - Claro.
Ronivon - Aí, o caso é o seguinte, eu fui lá com ele pra poder me dar uma rádio também, né, agora. Ele vai me dar. Eu transei com ele tem uma concorrência. Tem uma jogadinha lá, concorrência, tal. Mas vamos estar lá juntos também, né. Mas não está no meu nome, não. É no nome de um cara lá, de um amigo meu. O cara está tocando.

Texto Anterior: Trechos das fitas são explícitos sobre Motta
Próximo Texto: Entenda como foram conseguidas as gravações sobre a compra dos votos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.