São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria cria grupos de estudo

DA AGÊNCIA FOLHA EM BELO HORIZONTE

Os resultados insatisfatórios do provão levaram a Secretaria da Educação de Minas a criar "grupos de liderança interna" nas escolas, que têm o objetivo de analisar, discutir e propor mudanças visando melhor desempenho escolar.
A diretora de Avaliação de Ensino, Maria Alba de Souza, disse que é "preocupante" o resultado do provão, especialmente em relação à queda de desempenho em história, geografia e ciências.
Ela disse que o baixo aproveitamento nessas três disciplinas ocorreu pelo fato de as escolas terem priorizado o ensino de matemática e português, devido ao fraco desempenho no provão de 94.
"Os professores estavam mais envolvidos na recuperação do que é básico. Tanto que a maior evolução foi em matemática. Agora, vamos buscar o equilíbrio", disse.
As escolas públicas das regiões norte e do Vale do Jequitinhonha (uma das mais pobres do país) apresentaram desempenho no "provão" inferior à média do Estado em todas as disciplinas.
Segundo Maria Alba, o resultado mostra que "a pobreza influencia no desempenho escolar".
Nas escolas da região sul, onde há maior desenvolvimento econômico e social, os resultados foram melhores, especialmente em português e matemática, com médias superiores às obtidas no Estado.
A Secretaria da Educação diz que pretende reforçar a merenda e oferecer melhores condições de estudo nas áreas mais pobres.

Texto Anterior: 5ª série de MG não passa em 'provão'
Próximo Texto: Laboratórios podem reduzir pesquisas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.