São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem referências, Indy abre hoje Madison

DA REPORTAGEM LOCAL

A Indy começa a testar hoje, no Estado de Illinois (centro-norte dos EUA), a capacidade de adaptação de suas equipes e pilotos.
À tarde, acontece o primeiro treino livre para as 300 Milhas de Madison, sexta etapa do campeonato e uma das duas provas estreantes do calendário deste ano.
A outra corrida inédita, as 500 Milhas de Fontana, no Estado da Califórnia, fechará a temporada, em setembro.
O circuito de Madison, desconhecido pelas equipes, é um oval curto, com extensão de 1,25 milha -cerca de 2 quilômetros.
Para facilitar o trabalho de adaptação, a Cart (entidade que dirige a Indy) programou uma sessão extra de treinos, justamente a que acontece nesta tarde.
Por se tratar de uma prova nova, todas as equipes estarão, pelo menos nos primeiros treinos livres, em igualdade de condições.
Até sexta-feira, quando acontecem as tomadas de tempo para formação do grid de largada, o poder de adaptação de um ou outro time já estará claro.
Concorrência
Outra novidade que marca a corrida de Madison é o dia em que ela será realizada -sábado.
A intenção da Cart é evitar a concorrência com a IRL (liga paralela à Indy) que, no domingo, promove sua prova mais importante, as 500 Milhas de Indianápolis.
Desde a cisão entre as duas entidades, ocorrida na temporada de 95, dois campeonatos acontecem.
Enquanto a Indy conseguiu manter as principais equipes e pilotos do cenário norte-americano, a IRL, capitaneada por Tony George, proprietário do Speedway de Indianápolis, baseou seu marketing na histórica corrida.
No ano passado, George acabou vencendo o confronto direto, quando a Indy promoveu a US 500, em Michigan, no mesmo dia e horário que Indianápolis.
Os índices de audiência dentro dos EUA favoreceram a corrida da IRL. Assim, para evitar um novo revés na audiência, a Cart decidiu, neste ano, programar sua corrida para o sábado.
Para 98 já está prevista a reaproximação das duas categorias. Mas detalhes de regulamento devem impedir a oficialização de Indianápolis como etapa da Indy.
Ovais
As 300 Milhas de Madison serão a terceira de uma série de quatro provas consecutivas em ovais.
As duas primeiras -Nazareth e Rio- foram vencidas pelo canadense Paul Tracy, da Penske.
Antes da série de ovais, ele era o sexto colocado da Indy, com 23 pontos. Hoje, o canadense lidera o campeonato, com 65 pontos.
As 200 Milhas de Milwaukee, no dia 1º de junho, fecham essa série de quatro corridas em ovais.

Texto Anterior: Técnicos pregam fim da especialização
Próximo Texto: Salles ganha com a estréia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.