São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Surpresa

MOACYR SCLIAR

Os meninos da cidade resolveram organizar um rodeio. Uma festa só para eles; nenhum adulto poderia comparecer, entre outras razões porque o atrativo maior da festa era uma sensacional surpresa. Qual? Ninguém podia imaginar. Michael Jackson, conjecturavam alguns, mas muitos duvidavam que o astro voltasse ao Brasil depois das complicações em que se metera. Outros falavam em mágicos famosos, em atores de TV -enfim, a garotada estava ansiosa para saber qual seria a misteriosa atração.
Chegou o dia da festa e lá estavam todas as crianças da cidade, lotando o local. Sendo um rodeio, apareceram naturalmente alguns vaqueiros domando bois e cavalos chucros. Interessante, mas a expectativa era outra. Queremos a surpresa, gritavam. Finalmente, soou uma fanfarra e o mestre de cerimônias, um esperto garotinho de 8 anos, anunciou:
- Respeitável público, chegou o momento que todos esperavam. Com vocês, a nossa surpresa!
Entrou na arena uma carroça, conduzida por dois meninos sorridentes, trazendo um grande saco, fechado em cima. Para esse saco dirigiram-se os holofotes. Rufaram os tambores e -a meninada de respiração suspensa- o mestre de cerimônias desamarrou a corda que fechava o saco. E quem saiu lá de dentro?
O prefeito, nu. Risos e aplausos se sucediam enquanto o homem corria a esconder-se na cabine de rádio. Os meninos trouxeram-lhe as roupas e, enquanto ele se vestia, apareceram os jornalistas, querendo saber como o prefeito tinha sido induzido a entrar, nu, no saco que foi aberto diante do público. Ele foi obrigado a confessar que os garotos haviam sido muito hábeis:
- Eles disseram que se trata de uma brincadeira muito comum. Colocam um prefeito sem roupa num saco e depois levam a uma sauna, a sauna frequentada pelo ministro Serjão. Eu caí direitinho. Como poderia recusar um convite para a sauna do ministro?
O prefeito disse que, no futuro, coisas assim não mais acontecerão. É que será criado o Conselho Tutelar dos Prefeitos, destinado a proteger os pobres alcaides dos garotos com idéias estranhas. Mais: daqui por diante, rodeio, só de adultos. E se alguém tiver de aparecer nu será um garoto de 8 anos. Mediante remuneração de R$ 10, claro.

Texto Anterior: Deputados sugerem CPI
Próximo Texto: O Plano Diretor e o IE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.