São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vizinhos movem tropas, diz Turquia

Agência vê apoio a grupo curdo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A agência oficial de notícias da Turquia disse ontem que Síria, Iraque e Irã deslocaram tropas para a região habitada pelos curdos, que faz fronteira com o leste da Turquia -país em que também há curdos.
Segundo a agência "Anatolian" os três países estão tentando proteger as bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) nesses países. O PKK, que, apesar do nome, age como grupo terrorista, não político, foi o alvo de uma ação militar turca no norte do Iraque, semana passada.
O PKK reivindica a independência da área habitada pelo grupo étnico curdo. Segundo a "Anatolian", o principal apoio ao PKK vem dos sírios. O governo sírio não comentou o relato da agência.
Mas um funcionário sírio, não-identificado, disse à "Reuter" que "a incursão da Turquia dentro do território iraquiano reflete más intenções das autoridades turcas contra seus vizinhos".
Ao agir contra os curdos no Iraque, os turcos aproveitam que o governo do presidente Saddam Hussein praticamente não tem controle militar sobre o norte do país, por conta de sanções impostas após a Guerra do Golfo.
O Partido Democrático do Curdistão, aliado dos turcos, disse ontem que não vai permitir que o PKK restabeleça bases no norte do Iraque após a incursão turca.

Texto Anterior: Guerra opôs dois grupos
Próximo Texto: Lançada boneca em cadeira de rodas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.