São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiranossauro sofria de gota, diz pesquisa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os tiranossauros rex sofriam de gota, o que pode explicar o seu comportamento agressivo, relata estudo publicado na revista "Nature". A gota é uma espécie de artrite, que causa dores profundas nas articulações -daí o mau humor.
O pesquisador Bruce Rothschild, do Centro de Artrite do Nordeste de Ohio (Meio-Oeste dos EUA), disse que encontrou indícios de que o animal, um dos grandes dinossauros do período cretáceo, tinha gota a partir de exame de seus "braços" e pernas.
A gota é causada pela cristalização de sais do ácido úrico nas articulações e nos ossos.
Nos animais, a gota já foi diagnosticada em diversas espécies de aves e répteis, nas quais está normalmente relacionada a desidratação ou problemas renais. No homem, está normalmente ligada a excessos alimentares.
Como comenta Rothschild, "na época não havia vinhos ou manteiga, mas o tiranossauro rex certamente tinha acesso à carne vermelha -outro fator reconhecido".
Fóssil
O pesquisador argentino Fernando Novas apresentou provas, a partir da descoberta de fósseis encontrados na Patagônia (sul da Argentina), da teoria de que os dinossauros se transformaram em aves. A pesquisa está também na "Nature".
Segundo ele, os ossos são de "aves aparentadas dos dinossauros". Esses animais, segundo eles, ainda não podiam voar, mas balançavam ombros e antebraços quando corriam para ganhar equilíbrio.

Texto Anterior: Lançada boneca em cadeira de rodas
Próximo Texto: Londres e Sinn Fein negociam após 16 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.