São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspense previsível invade Casa Branca

MARILENE FELINTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Qualquer filme com Wesley Snipes ("Obsessão Cega" e "O Demolidor") está, de certo modo, marcado para morrer no estigma de thriller de violência. Não será qualquer novidade, aliás, se o ator americano já tiver estrelado algum "Marcado para Morrer" -a tapas e golpes de artes marciais. Wesley Snipes é o Stallone negro.
"Crime na Casa Branca" foi feito para Snipes, mas, surpreendentemente, para que ele aparecesse como um ser de idéias e não como uma mera massa de músculos -proposta inverossímil desde já.
O tema central é a vulnerabilidade da Casa Branca e, por decorrência, do presidente americano e da "primeira família".
O cadáver de uma funcionária é encontrado em um banheiro da residência presidencial. O detetive Harlan Regis (Snipes) é designado para investigar o crime, paralelamente à investigação do serviço secreto e da segurança nacional.
Logo surge um conflito entre os órgãos de investigação. O detetive Regis descobre indícios de envolvimento do serviço secreto -que arranjara um falso culpado- e da própria "primeira família".
Em nome da ética e da imparcialidade na investigação, a agente do serviço secreto Nina Chance (Diane Lane) fica do lado de Regis.
Começa então uma perseguição à dupla Regis/Chance, desencadeada pelos criminosos, gente da confiança do presidente, empenhada num golpe para derrubá-lo.
O personagem de Snipes é o cérebro da operação desse thriller de suspense previsível. Impossível sair convencido de que um casalzinho de detetive e agente secreto está "envolvido num trabalho que tenta salvar toda a América".
Mais impossível ainda é o espectador convencer-se do que o diretor Dwight Little ("Free Willy 2") entende como novidade na criação de suspense e tensão: corredores estreitos, interiores claustrofóbicos, topos escuros para o cenário, luz ambiente reduzida.
À megalomania americana de sempre, o filme acrescenta o recalque americano de sempre: o "clima" de atração entre o detetive negro e a agente branca dissolve-se na insinuação. Eles nem se tocam.

Filme: Crime na Casa Branca
Produção: EUA, 1997
Direção: Dwight Little
Com: Wesley Snipes, Diane Lane, Alan Alda
Quando: a partir de hoje, nos cines Lar Center 2, Liberty e circuito

Texto Anterior: Em "Meu filho das Selvas", Disney conta história com estereótipos
Próximo Texto: Allen torna musical gênero de gente frágil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.