São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei do RJ protege espaços culturais

DA REPORTAGEM LOCAL

Acaba de entrar em vigor no Estado do Rio de Janeiro uma lei que protege os espaços culturais.
O objetivo, segundo a deputada, é frear o crescente fechamento de locais, principalmente de cinemas, que se tornam igrejas evangélicas.
"As igrejas se interessam por esses espaços porque neles encontram pronta toda a infra-estrutura de que precisam. Estão lá as cadeiras, o palco, a boa acústica, é só colocar o pastor", afirma Heloneida.
A lei desagradou principalmente a Igreja Universal do Reino de Deus. A deputada estadual Magaly Machado (PFL-RJ), ligada à Universal, já apresentou emenda na Assembléia Legislativa pedindo que seja aberta uma exceção na lei para templos evangélicos.
Miami
Segundo ela, a medida fere a liberdade de compra e venda de imóveis. "Estava em Miami e não participei da votação que aprovou a lei. Respeito a deputada Heloneida, mas temos linhas diferentes. A medida viola a liberta a liberdade de compra e venda no mercado imobiliário", afirma Magaly Machado.
Além disso, Machado diz que não é correto diferenciar cultura e religião. "Essa oposição não é certa. A igreja acaba executando várias atividades culturais."
Ela também nega que o fechamento dos cinemas tenha como motivo principal a abertura de templos.
"A frequência nas salas de projeção caiu muito ultimamente, até por causa da facilidade em se adquirir fitas de videocassete. O cinema é necessário, mas desde que traga um filme que venha construir e não destruir a mente dos jovens. Cinema pornográfico é cultura?", disse.
A emenda da deputada evangélica, no entanto, foi retirada anteontem da pauta de votações para ser reelaborada.
Um dos motivos foi a reação de alguns setores e o pouco apoio dentro da Assembléia Legislativa.
"Estamos lutando contra essa emenda, que provocou antipatias, mas conta com o apoio da bancada evangélica. Recebemos em nosso favor manifestações do Sindicato dos Artistas contra a proposta", disse a deputada do PT Heloneida Studart.

Texto Anterior: Procurado, vereador não foi encontrado
Próximo Texto: Polanski faz musical inspirado em filme seu; Pai de Schwarzenegger era nazista, revela livro; Começa Festival de Cinema de São Vicente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.