São Paulo, sábado, 24 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alimento derruba preços em supermercados

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os supermercados de São Paulo reduziram os preços em 0,6%, em média, nesta semana. Na anterior, a queda tinha sido de 0,06%. Os hipermercados mantiveram os preços estáveis.
Os alimentos são os principais responsáveis pela queda. A desaceleração média dos preços no setor se deve à redução de 2% nos preços das carnes. A queda ocorreu também nos alimentos industrializados, principalmente nos enlatados (-0,73%).
Os dados são do Datafolha e refletem pesquisa feita em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. A pesquisa engloba cem itens e abrange os setores de alimentos, produtos de higiene e de limpeza. Nesta semana foram feitas 7.432 tomadas de preços.
A queda das carnes se deve à melhora no abastecimento de carne bovina e à comercialização mais fraca. A maior queda no período, no entanto, ficou para a carne de frango, que recuou 6% nos supermercados.
A tendência para as próximas semanas é de estabilidade nos preços dos alimentos. Vários itens, como arroz e feijão, vêm recuando lentamente no campo, tendência que também deve chegar ao bolso dos consumidores.
Em alguns casos, como o do café, a valorização do produto no mercado internacional inibe a desaceleração de preços no mercado interno, apesar da proximidade da safra.
A pesquisa do Datafolha registrou, ainda, queda de preços nos produtos de limpeza. A tendência de queda foi geral no setor. As fracas vendas nos supermercados neste mês justificam a redução de preços.
Com a queda desta semana, os supermercados estão praticando preços 3,9% acima dos do início do ano. Os hortifrútis (82%) e os artigos de higiene (11,5%) e de limpeza (8,1%) lideram as altas no ano.
O custo dos alimentos básicos também recuou nesta semana. Conforme outra pesquisa do Datafolha, a queda foi de 0,7% em São Paulo. Já a pesquisa do Procon/Dieese mostrou estabilidade no custo da cesta básica, que inclui, além de alimentos, produtos de higiene e de limpeza.

Texto Anterior: Viajantes duvidam que medida terá efeito
Próximo Texto: União indústria-distribuidor reforça marca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.