São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tracy vence e amplia a liderança na Indy

DO ENVIADO ESPECIAL A MADISON (EUA)

Canadense tem agora 18 pontos sobre o segundo colocado, o piloto italiano Alessandro Zanardi

Tracy vence e amplia liderança na Indy
FÁBIO SEIXAS
O piloto canadense Paul Tracy, da Penske, venceu ontem as 300 Milhas de Madison, sexta etapa da Indy, e ampliou sua vantagem na liderança do campeonato.
Tracy tem agora 85 pontos, 18 a mais que o segundo colocado, o italiano Alessandro Zanardi (Ganassi), quarto lugar ontem.
Foi a terceira vitória consecutiva do canadense, que já havia chegado na ponta em Nazareth e no Rio, e a 13ª de sua carreira.
Desde 94, quando Al Unser Jr. ganhou em Mid-Ohio, New Hampshire e Vancouver, um piloto não conseguia três vitórias seguidas na categoria.
Segundo
Em segundo lugar na prova de ontem ficou o canadense Patrick Carpentier, da Bettenhausen, que estréia este ano.
O brasileiro Gil de Ferran, da Walker, foi o terceiro.
A corrida foi marcada pelo número excessivo de bandeiras amarelas -oito, no total- e pelas acirradas disputas de posições.
O canadense Greg Moore, da Forsythe, travou duelos emocionante com Tracy, Zanardi, Raul Boesel (Brahma-Patrick) e Jimmy Vasser (Ganassi).
Largada
Boesel, que saiu na pole position, fez uma boa largada, abrindo vantagem sobre Tracy.
O piloto brasileiro fazia uma prova tranquila até que uma pane no sistema do acelerador apagou o motor Ford de seu carro.
A sucessão de bandeiras amarelas e as variantes nas estratégias de pit stops causaram mudanças constantes na liderança da prova.
Além de Boesel e Tracy, a corrida de ontem teve outros seis líderes: Zanardi, Moore, Dario Franchitti (Hogan), Jimmy Vasser (Ganassi), Michael Andretti (Newman-Haas) e Carpentier.
Andretti, inclusive, foi beneficiado pela batida de Scott Pruett (Brahma-Patrick), na 144ª volta. Ele estava na ponta no momento da batida e ficou na liderança, sob bandeira amarela, por 37 voltas.
Com a ameaça sempre presente de chuva durante a corrida, o que causaria seu término prematuro, a estratégia dos pilotos passou a ser partir para as ultrapassagens.
Além de Ferran, outros três brasileiros marcaram pontos. Mauricio Gugelmin (PacWest), foi o sexto colocado, André Ribeiro (Tasman), o décimo, e Gualter Salles (Davis), o décimo segundo.
Roberto Moreno, da Newman-Haas, abandonou a prova na nona volta, com problemas na transmissão de seu carro.
A próxima etapa da Indy será as 200 Milhas de Milwaukee, no próximo domingo.

O jornalista Fábio Seixas viaja a Madison a convite da Brahma

Texto Anterior: Argentino mantém seu cinturão OMB
Próximo Texto: Ferran elogia tática do time
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.