São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Política traz infelicidade para 37%

DA REDAÇÃO

A maior parte dos brasileiros não se considera feliz com a política desenvolvida no país.
Para 40% das pessoas, a política as deixa apenas mais ou menos felizes. Já 37% se referem a ela como motivo de infelicidade, segundo a pesquisa, realizada antes das revelações da Folha sobre a compra de votos de congressistas.
Apenas 21% dos entrevistados disseram-se completamente satisfeitos com a atuação dos homens públicos no Brasil.
O contentamento com a política é maior entre os homens (24%) do que entre as mulheres (17%), entre os que têm mais de 60 anos (39%), os menos escolarizados (26%), os que têm renda familiar até 10 salários (22%), os simpatizantes do PFL (32%) e os nordestinos (27%).
Consideram-se infelizes com o desempenho dos políticos principalmente os mais jovens (44%), os mais escolarizados (42%) e os que residem no Sudeste (40%).
O maior percentual de simpatizantes do PT (54%) está infeliz com a política no país. O maior número de simpatizantes do PSDB (43%) está mais ou menos feliz.
Quem influencia
O presidente da República é quem mais influencia na felicidade dos brasileiros na opinião de 34% dos entrevistados. Em seguida, vêm o Congresso Nacional (24%), os prefeitos (23%) e os governadores dos Estados (10%).
O Congresso só influi mais que o presidente na opinião dos que têm segundo grau ou nível superior, dos que possuem renda acima de 20 salários mínimos e dos que simpatizam com o PT. Está entre os simpatizantes do PSDB o maior percentual (44%) dos que valorizam o papel do presidente.

Texto Anterior: Personificações da felicidade
Próximo Texto: SAIBA TAMBÉM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.