São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde é o item mais importante

DA REDAÇÃO

O ideal de felicidade para os brasileiros está ligado ao bem-estar físico. A pesquisa mostra que a saúde é a primeira idéia relacionada à felicidade para 24% dos entrevistados, em pergunta espontânea.
Planos de saúde são apontados também como o principal item para a realização pessoal depois da casa própria (leia texto abaixo).
Referências à saúde são mais frequentes entre os que têm 60 anos ou mais (30%), os que não fazem parte da população economicamente ativa (26%), os menos escolarizados (28%), os católicos (25%) e os que recebem até dez salários mínimos (11%).
A harmonia familiar obtém 10% das escolhas, rivalizando com o dinheiro, a estabilidade econômica e "estar bem consigo" (10%).
Outras respostas à questão "qual é a primeira idéia relacionada a felicidade?" são a paz pessoal e para o mundo (9%) e o amor (8%).
A fé em Deus foi indicada por 7% das pessoas. Para os que se declaram evangélico pentecostais e não-pentecostais, ela é o item de maior significado depois da saúde -é a escolha de 21% e 16% dos entrevistados em cada grupo, respectivamente. A fé em Deus é importante para apenas 4% dos católicos -índice igual ao alcançado na resposta dos que não têm religião.
Perguntas estimuladas
Se na pergunta espontânea, as menções à religião não estão em geral entre as prioridades, na pergunta estimulada -quando o pesquisador mostra ao entrevistado um cartão com os itens- a fé é citada por 23% como fator essencial para a felicidade.
Ela só não é importante para os que têm entre 16 e 24 anos e os que têm renda superior a 20 salários mínimos (que apontam "ter amigos" e realização profissional como prioridades), os de nível superior (que também priorizam a realização profissional), os solteiros, os simpatizantes do PSDB e os que não têm religião (que preferem "ter amigos").
Na pesquisa de pergunta estimulada, ainda, ter amigos e ter filhos são idéias que figuram em segundo lugar (16%). Sexo e beleza física são tidos como essenciais para apenas 1% dos brasileiros.

Texto Anterior: SAIBA TAMBÉM
Próximo Texto: Primeira idéia relacionada à felicidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.