São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salário deixa apenas 'mais ou menos feliz'

DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos brasileiros economicamente ativos (65%) se considera feliz com o trabalho que exerce. Grande parte deles (36%), no entanto, está apenas "mais ou menos feliz" com o salário que recebe -avaliação que, junto com a da política no país, é a menos otimista da pesquisa do Datafolha.
Os homens (67%) se julgam mais felizes com o trabalho que as mulheres (62%), assim como os que têm 60 anos ou mais (75%), os simpatizantes do PFL (73%) e os trabalhadores autônomos regulares (72%).
A taxa de infelicidade no emprego é mais expressiva entre os negros (11%), os simpatizantes do PT, os que habitam a região Sudeste (10% em ambos), os que são funcionários públicos (9%), os mais jovens, os que estudaram até o 2º grau e os que têm renda de até 10 salários mínimos.
Salário
Julgam-se totalmente insatisfeitos com o salário que recebem 29% dos brasileiros.
O maior percentual de homens (38%) se acha feliz com os vencimentos -contra 30% das mulheres. Estas se consideram principalmente mais ou menos felizes (38%) ou infelizes (32%) com o que recebem.
O salário deixa infeliz também a maior parte dos funcionários públicos (47%), dos mais idosos (34%), dos mais escolarizados (36%), dos simpatizantes do PT (37%), dos que possuem renda de até 10 salários mínimos (30%) e dos que moram no Sudeste (31%).
Estudo
Além do salário, a pesquisa mostra outro grau de insatisfação. Apenas 21% acreditam ter estudado o suficiente para a sua realização pessoal.
A maior parte (79%) pensa não ter recebido a formação escolar necessária à felicidade.
Acham que o estudo que tiveram não foi adequado principalmente as mulheres (80%), os que têm até 44 anos (80%), os menos escolarizados (83%) e os que têm renda familiar de até 10 salários mínimos (81%).

Texto Anterior: SAIBA TAMBÉM
Próximo Texto: SAIBA TAMBÉM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.