São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revista aponta desgaste de FHC

The Economist
de Londres

DO "THE ECONOMIST"

A revista diz que mesmo que o escândalo de compra de votos pró-reeleição, revelado pela Folha, caia no esquecimento, haverá consequências a longo prazo para o presidente Fernando Henrique Cardoso.
A reportagem, intitulada "Votos comprados do Brasil e perigos presidenciais", afirma que o momento do aparecimento do caso não poderia ser pior para o presidente.
Desde a votação da emenda da reeleição, FHC enfrentou as manifestações dos sem-terra e de oponentes da privatização da Vale. "Cardoso conseguiu levar a venda em frente, agradando investidores, mas fracassou em convencer a maioria dos brasileiros das vantagens de vender a empresa."
Mesmo antes do aparecimento do escândalo, as pesquisas de opinião já mostravam queda na popularidade de FHC.
Para bloquear a abertura de uma CPI no Congresso sobre o caso, o presidente teve de fazer concessões à ala centro-direita de sua coalizão. "Dois dias depois da primeira reportagem da Folha, ele indicou para os ministérios dos Transportes e da Justiça dois barões tradicionais do PMDB." Segundo a revista, analistas políticos acham que, a partir de agora, o governo pode abandonar o esforço para aprovar as reformas fiscal e da Previdência no Congresso.

Texto Anterior: Affonso diz que pretende ouvir ministro
Próximo Texto: Lei favorece uso político de concessão, afirma Motta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.