São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Miami importa trios elétricos da Bahia

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Os ritmos e danças do carnaval da Bahia vão virar produtos de exportação no paraíso dos turistas brasileiros nos Estados Unidos.
Em julho próximo, Miami deve abrigar o Carnabeach, um carnaval fora de época nos moldes do baiano. O evento está previsto para os dias 12 e 13 de julho, em South Beach, bairro art déco de Miami Beach.
Serão montados arquibancadas e camarotes no percurso de 3 km pelo qual desfilarão os blocos.
Está prevista a participação de pelo menos dois blocos, com 3.000 integrantes cada. Eles serão puxados por trios elétricos das bandas baianas Chiclete com Banana e Timbalada. O cantor Ricardo Chaves terá participação especial nos dois blocos.
Os blocos vão obedecer a mesma estética dos que participam do desfile oficial do carnaval baiano. Os integrantes usam abadás coloridos, ficam separados do público por cordas e dispõem de uma infra-estrutura com bar, médicos e lanchonete.
Organização
O Carnabeach está sendo organizado por empresários responsáveis pelas micaretas de Fortaleza (Fortal) e Belém (Parafolia).
Pedro Coelho Neto, um dos organizadores do Carnabeach, disse que a idéia de fazer uma micareta em Miami surgiu como decorrência do sucesso obtido pelas cerca de 50 micaretas que ocorrem anualmente no Brasil.
"Atualmente, as principais cidades brasileiras fazem suas micaretas com enorme sucesso de público. Imaginamos que essa performance possa ser repetida na região preferida pelos brasileiros nos EUA", disse Coelho.
Segundo ele, os organizadores fizeram um contrato com a Prefeitura de Miami Beach para realizar micaretas nos próximos dez anos na cidade. Na primeira versão, Coelho diz que serão investidos cerca de R$ 2 milhões.
Segundo ele, a prefeitura de Miami Beach entra com a infra-estrutura e os organizadores com a divulgação. O governo do Ceará e a Embratur também estão dando apoio logístico ao evento.
A secretária de Turismo do Ceará, Anya Ribeiro, diz que o Carnabeach é um momento privilegiado para conquistar uma maior fatia do mercado de turismo.
"Estudos revelam que cerca de 13 milhões de turistas de todo o mundo visitam a Flórida anualmente. Acreditamos que eventos desse tipo são importantes para despertar o interesse desse público pelo Brasil", disse Ribeiro.
Coelho disse que a intenção dos organizadores é transformar o Carnabeach numa mostra das manifestações culturais brasileiras. A tendência nos próximos anos é mesclar os ritmos baianos com o samba, o forró e o frevo.

Texto Anterior: CDHU faz cadastramento
Próximo Texto: Evento pode reunir 60 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.