São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro une cidadania e Internet

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O colunista da Folha Gilberto Dimenstein fez ontem em São Paulo o pré-lançamento de seu novo livro "Aprendiz do futuro. Cidadania hoje e amanhã" (Ática).
O livro, voltado principalmente para estudantes de 2º grau, chega às livrarias em agosto, juntamente com uma página na Internet, que trará exercícios e leituras relacionadas ao capítulo trabalhado em sala de aula.
Assim, por exemplo, se os alunos estiverem estudando o capítulo sobre discriminação (que enfatiza a luta das mulheres por salários iguais aos dos homens), eles encontrarão no material da Internet um link para a página do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
"Com isso, a gente consegue dar para o livro didático uma dimensão que ele não tem e para a Internet uma dimensão que ela não tem", afirma Dimenstein.
Nova York
"Esse livro é uma síntese da minha experiência com livros didáticos e com a questão dos direitos humanos e incorpora a minha vivência aqui em Nova York, onde pude me dedicar mais à pesquisa tecnológica", diz o jornalista, que mora há dois anos nos EUA e tem diversos livros usados como material didático por escolas.
O problema, diz o autor, é que a Internet é uma tecnologia difícil de usar e muitas escolas não têm condições para formar o professor adequadamente.
Há um mês, quando apresentou na ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York projeto semelhante, que vem desenvolvendo com o Colégio Bandeirantes de São Paulo, Dimenstein fez uma comparação com a dificuldade que os técnicos locais tiveram para ligar o computador à Internet.
"Se aqui na ONU, onde há os melhores técnicos do mundo, leva 20 minutos para conseguir se ligar à Internet, imagina em uma escola pública brasileira", disse.
Para contornar isso, o pacote livro e página na Internet também incluirá seminários, "para treinar o professor ao mesmo tempo em que se ensina cidadania".
O livro reúne textos de Dimenstein publicados na Folha, sempre acompanhados de artigos de outros autores e da definição do conceito central do capítulo.
São tratados temas que vão da fome à desestruturação familiar, mas a ênfase para o aluno desde o primeiro capítulo é de que hoje um profissional tem que estudar permanentemente para conseguir se manter no mercado.
(FR)

Texto Anterior: 1º Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste
Próximo Texto: Mogi forma professor de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.