São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motores da Mercedes abrem vantagem

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A MADISON (EUA)

Os motores Mercedes-Benz vêm se revelando o diferencial da atual temporada da Indy.
Nas seis provas disputadas até agora, os propulsores alemães, construídos em parceria com a Illmor, obtiveram três vitórias -Nazareth, Rio e Madison.
A Ford venceu duas provas -Homestead e Austrália- e a Honda, uma -Long Beach.
A Mercedes lidera o campeonato de motores, com 112 pontos.
A Ford vem em seguida, com 92, e a Honda é a terceira na competição, com 88 pontos. A Toyota, que ainda não conseguiu nenhum ponto, ocupa a "lanterna".
Nas 300 Milhas de Madison, anteontem, a Mercedes ficou com o primeiro e segundo lugares.
O canadense Paul Tracy, da Penske, venceu a corrida, seguido pelo compatriota Patrick Carpentier, da Bettenhausen.
Na prova anterior, no Rio, também houve dobradinha da Mercedes. Tracy venceu, seguido por Greg Moore, da Forsythe.
Segundo integrantes de equipes da Indy, o segredo dos Mercedes está no seu rendimento.
Os motores estariam conseguindo desempenho melhor mesmo com uma mistura ar-metanol mais pobre que a dos concorrentes.
Durante as corridas, o piloto pode controlar, de dentro do cockpit, o percentual de ar e metanol para a combustão no motor.
O objetivo dessa operação é economizar combustível. No entanto, o rendimento do motor cai na medida em que a mistura é mais fraca.
A vantagem dos Mercedes estaria em conseguir uma queda de rendimento menos acentuada que a dos motores Ford e Honda.
Ovais
O forte dos motores Mercedes são as pistas ovais. Dos 112 pontos na temporada, 79 (70,5%) foram conseguidos em ovais e 33 (29,5%), em circuitos de rua.
A Honda conseguiu 35 pontos nas duas provas disputadas em circuitos de rua, mostrando melhor desempenho que as concorrentes.
A fábrica japonesa, no entanto, esté longe da superioridade mostrada no ano passado: marcou 11 vitórias e 12 poles em 16 corridas.
"Ficamos mais ou menos no mesmo nível do ano passado, enquanto a Mercedes melhorou muito", afirmou Gil de Ferran, da equipe Walker, que corre com Honda. "Os japoneses estão trabalhando muito para reagir."
Os motores Ford, que vem obtendo um desempenho médio ao longo da temporada, equipam o maior número de equipes.

O jornalista Fábio Seixas viajou a Madison a convite da Brahma

Texto Anterior: Kelly Slater conquista título mundial de surfe; Brasil fica em último no handebol mundial; Time russo é surpresa em torneio de ciclismo
Próximo Texto: Chuva impede a realização das 500 Milhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.