São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotas, o assunto hoje está para vocês: menstruação, cólica e TPM

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho duas dúvidas que gostaria de poder desfazer. Uma é a respeito de a mulher ficar mais excitável nos dias que antecedem a menstruação. É verdade? A outra é até que ponto o anticoncepcional influencia no humor, principalmente no período da TPM."
resposta
Então hoje vamos conversar sobre coisas de mulher. Menstruação, TPM, anticoncepcional, cólicas e o escambau. Há dias em que muitas mulheres juram que, se pudessem ter escolhido, teriam nascido homem. Que malvadeza que a mãe-natureza cometeu contra as mulheres! São elas que sangram todo santo mês, que arcam com as dores do parto, que sofrem com cólicas e outros males que o ciclo menstrual provoca, coitadinhas!
A verdade é que existem fatos e muitos, muitos boatos sobre a mulher, o corpo dela, as características do funcionamento do organismo dela e o sexo. Vamos encarar os fatos e desfazer os boatos para que todas possam conviver melhor com o corpo que têm.
Primeira deixa: pílula não é sinônimo de anticoncepcional, mas apenas um dos métodos disponíveis. E dos hormonais. E essa é a palavra mágica que está por trás de toda a carta de hoje: hormônios. O ciclo menstrual é regido por vários hormônios que vão sendo fabricados durante o ciclo para dar conta de uma importante função: preparar o organismo feminino para a concepção. Isso significa que os níveis hormonais variam bastante durante o ciclo e, claro, podem influir no tesão.
Mas essa influência pode ser vivida de forma diferente: algumas ficam com mais tesão antes da menstruação, outras durante; umas ficam mais sensíveis aos carinhos sexuais quando a ovulação está acontecendo, e outras não estão nem aí com nada, pois não percebem mudanças relacionadas com o ciclo.
E a TPM? Para quem não sabe, significa tensão pré-menstrual. Muitas mulheres começam a sentir mudanças no corpo perto de uma semana antes de vir a menstruação: os seios ficam mais sensíveis, o corpo fica inchado, a pele pode ter problemas e os intestinos, também. E a cabeça pode doer, e o humor pode ir buraco abaixo, e muito mais. Tudo a ver com a mudança do equilíbrio hormonal. Equilíbrio, aliás, que fica totalmente diferente quando a mulher toma pílulas.
Nem sempre é destino ter cólicas, TPM ou ficar sem tesão em certos dias. Visitar o ginecologista é o primeiro passo para começar a passar a limpo algum problema desse tipo.

Texto Anterior: Doença venérea 1; Doença venérea 2; Doença venérea 3; Doença venérea 4; Doença venérea 5; "Obrigado FHC"; Ensino podre; Salário paraguaio; Monte o fã-clube FHC; Grande vacilo!
Próximo Texto: Mexa esse esqueleto! A semana promete festival de esportes radicais e festa que mistura desfile de moda e show
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.