São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
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VERBETES

"(...)Todo sinal de que as mulheres poderiam (re)conquistar poder corporal é visto com desconfiança, quando não condenado como imoral, ou mesmo criminalizado (...). As relações do cristianismo com o corpo, que para a teologia é a sede da alma, têm sido extremamente ambivalentes. Por um lado o cristianismo professa a fé num Deus que se tornou corpo, carne (...). Por outro lado, evoluiu no cristianismo uma prática e uma ascese de hostilidade ao corpo, como também em suas fronteiras a perseguição às bruxas.(...)"
Corpo da Mulher/Corporalidade

"Se dentro e à margem da tradição cristã as mulheres foram capazes de chegar a um acordo sobre o conceito de Igreja de mulheres, isso foi o resultado de um processo deflagrado em 1985 por feministas norte-americanas e que poucos anos depois conseguiu penetrar também na prática teológico-feminista dos países europeus (Holanda, Alemanha Ocidental, Suíça). Dentro do espectro da teologia feminista podemos destacar quatro características da autovisão da Igreja de mulheres: 1) Igreja de mulheres como parte do movimento feminista; 2) como conceito em oposição à Igreja patriarcal; 3) como comunidade de interpretação; e 4) como comunidade espiritual. (...)"
Igreja de mulheres/Povo de Deus

"Na Igreja católica romana (como também na ortodoxa) a exclusão da mulher do ofício sacerdotal é uma lei que continua em vigor até hoje (...), no entender da Igreja oficial baseando-se em última análise na ininterrupta tradição de Jesus, que se teria manifestado pelo fato de ele haver chamado homens para o grupo dos Doze. Com base em fontes escritas, assim como em material arqueológico e iconográfico, entretanto, as teólogas e teólogos (feministas) questionam cada vez mais esta tese da ininterrupta tradição da exclusão da mulher do ofício (sacerdotal). (...)"
Sacerdócio da Mulher

"Womanista é uma denominação, criada pela escritora womanista Alice Walker, que as feministas negras dos EUA se atribuíram a si próprias. (...) Uma womanista é uma mulher que ama outras mulheres -"sexualmente ou não"- e que aprecia e prefere a cultura, os sentimentos e a fortaleza das mulheres. Às vezes ela ama -"sexualmente ou não"- homens individuais.(...)"
Womanista

"(...)A tradição sobre a cura de Maria Madalena deve ser interpretada no quadro das outras curas de mulheres nos evangelhos (...), e não como prostituição (...). O fato de Maria Madalena ter sido identificada com a 'grande pecadora' (Lc 7,36-50) favoreceu de modo especial sua desqualificação e a de todas as prostitutas na esfera eclesiástica. A isto é necessário que se contraponha uma imagem diferente de Maria Madalena e das prostitutas."
Maria Madalena

"Do ponto de vista teológico o fenômeno da prostituição, tanto social quanto individualmente, pode ser visto como consequência de uma perturbação da totalidade de corpo, alma e espírito.(...) "
Prostituição. Consideração teológica

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