São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parque defende a reunificação

VIVALDO DE SOUSA
DO ENVIADO ESPECIAL

Um dos melhores lugares para passear em Taipé no final de semana é o Parque Comemorativo Chiang Kaishek. É uma área de 250 mil km2 onde você pode visitar um museu, uma feira de artesanato e o Teatro Nacional.
O parque fica na região central de Taipé. A construção começou em novembro de 1977 e foi inaugurada em 5 de abril de 1980, exatamente cinco anos após a morte do general Chiang Kaishek.
Nos finais de semana, os moradores de Taipé fazem do parque um ponto de encontro e de diversão. No local, é possível encontrar artesanato, comidas típicas e apresentação de artistas amadores.
Em diversas barracas, os artesãos deixam argila para as crianças modelarem. Há ainda uma biblioteca e uma sala de exibições que funcionam todos os dias.
Dentro do museu, que fica a 70 metros do chão, há uma estátua de Chiang Kaishek com a face voltada para a China comunista. Simboliza o desejo de que os dois países sejam reunificados.
O museu funciona das 9h às 17h. Suas portas de bronze formam um arco de 16 metros de altura. Lá de cima, você tem uma bonita vista.
Objetos pessoais de Chiang Kaishek e o escritório que ele ocupou como presidente do país estão em exposição. Os visitantes podem fazer um passeio orientado por guias -as informações são em inglês, japonês ou espanhol.
A entrada principal do parque fica na rua Chung Shan Sur. A porta tem 30 metros de altura. O museu aparece ao alto, no fundo, com suas telhas azuis.
O templo dos espetáculos de ópera é a Academia Nacional de Artes Dramáticas Fu Hsing. Produzidos especialmente para os turistas, os espetáculos são realizados no final da manhã.
Essa academia, além de abrigar um museu, prepara artistas para atuar somente na Ópera de Pequim, o mais conhecido gênero de ópera chinesa.
Informações sobre outros eventos podem ser obtidas na "Travel in Taiwan", revista em inglês disponível na maioria dos hotéis.
(VS)

Texto Anterior: Turistas fazem negócio da China na ilha
Próximo Texto: Disparos do meio-dia silenciam em junho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.