São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 1997
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Alunos do Paraná aprendem menos de 50% do conteúdo

ANTONIO FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O resultado da segunda etapa do programa de avaliação de ensino das escolas públicas do Paraná revela que os alunos avaliados dominam, em média, menos de 50% do conteúdo das matérias lecionadas.
Entre as escolas privadas que participaram da avaliação, a situação não é muito diferente.
Em quatro das sete disciplinas avaliadas, os alunos acertaram menos de 60% das questões, índice considerado ideal pelo secretário estadual da Educação, Ramiro Wahrhaftig.
A melhor avaliação obtida entre os alunos das escolas privadas foi 71% de acerto das questões de português entre os estudantes da 2ª série do 2º grau.
O programa, elaborado pela Secretaria Estadual da Educação, avaliou o desempenho de 248.749 alunos de 8ª séries do 1º grau e 2ª série do 2º grau.
Participaram da avaliação 2.011 escolas estaduais, 6 municipais e 21 privadas. O Estado tem 1.560 escolas particulares. A participação dos estabelecimentos privados na avaliação foi voluntária.
Todas as provas aplicadas traziam questões abertas. As disciplinas avaliadas foram português, matemática, ciências e redação, para o 1º grau, e português, matemática e redação para os alunos do 2º grau.
Matemática
A pior avaliação, tanto nas escolas públicas quanto privadas, foi obtida em matemática.
A maior média de acerto das provas foi de 51% entre os estudantes do 2º grau das escolas privadas. A pior, 24%, ocorreu entre os alunos da 8ª série das escolas públicas municipais (período noturno).
Segundo o secretário estadual da Educação, o baixo índice de acerto tem vários fatores.
"O de maior peso é a má formação dos professores." Para o secretário, também contribuem o índice de gestão participativa de cada escola e o nível de escolaridade dos pais de alunos.
"Talvez, o maior nível de acerto entre as escolas privadas tenha acontecido muito mais em função do nível de escolaridade dos pais", disse Wahrhaftig.
"É uma mostra de que, tanto no ensino público quanto no privado, existem boas e más escolas."
Este é o segundo ano do programa no Paraná.
Em 96, foram analisados alunos da 4ª série do 1º grau.
A partir do próximo ano, o programa vai passar a ser aplicado para as mesmas séries que responderam às provas este ano.

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