São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como funcionam os programas antivírus

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os antivírus funcionam como detetives à procura de um assassino serial. Eles rastreiam o micro e os discos flexíveis (CD-ROM e disquete) buscando sinais óbvios da presença do vírus.
Ao mesmo tempo, buscam identificar padrões de comportamento que podem culminar no ataque fatal contra sua vítima.
Os vírus de uma mesma família têm programação e comportamento semelhantes. Esses padrões podem ser, por exemplo, o aumento de alguns bytes em determinados arquivos ou a maneira como eles ficam camuflados nas linhas de programação do sistema operacional.
Para fazer essa investigação, os antivírus são instalados no micro com um arquivo que possui os códigos de programação que identificam os principais vírus e suas variantes.
O programa também conhece a rotina normal de funcionamento da máquina -daí a necessidade de o antivírus ser compatível com o sistema operacional do micro.
Quando encontram algum comportamento estranho, os programas procuram no seu banco de dados arquivos semelhantes.
Se não for detectado vírus, eles dizem ao usuário que um problema foi encontrado, podendo ser um vírus desconhecido ou uma falha do sistema.
Medidas preventivas
Todos os dias são criados de quatro a sete vírus -ou variantes de vírus antigos. Por isso, os antivírus precisam ser sempre atualizados e nunca são 100% eficazes.
Quem não tem um programa antivírus pode tomar medidas preventivas. Uma delas é a troca da data do sistema para evitar o ataque de vírus com dias específicos. É o caso do "Sexta-feira 13".
Para fazer a troca, no "Win95", clique com o botão direito do mouse na hora que está na barra inferior da tela. Depois, em Acertar Data/Hora. Faça as alterações no calendário e no relógio, clique em Aplicar e em OK.
Cuidado: há variantes que atacam também um dia antes e um dia depois da data marcada.

Texto Anterior: Vírus multissistema chegam por e-mail
Próximo Texto: Confira produtos disponíveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.