São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diagnóstico de vírus é feito à distância

GISELE RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Internet e as redes são os principais responsáveis pela disseminação dos vírus de computador -principalmente os de macro e os chamados "cavalos de tróia".
Mas a rede mundial também oferece aos cibernautas sites recheados de informações sobre vírus e dicas de prevenção e proteção. É possível encontrar softwares antivírus gratuitos (www.zdnet.com/ library), suporte on line 24 horas e até diagnóstico à distância.
A Trend inaugurou há cerca de 15 dias o Housecall, um serviço de detecção de vírus via Internet. O usuário que não tem programa antivírus se conecta ao site e pede o diagnóstico do micro.
Se a máquina estiver infectada, o serviço detecta e limpa o vírus. O endereço é www.housecall.com.
O centro de pesquisa de vírus da IBM (www.av.ibm.com) traz serviço gratuito de consulta on line e desenvolvimento de vacina contra vírus desconhecidos.
O internauta precisa enviar um e-mail ao suporte, indicando os sintomas e as características do vírus e uma cópia anexada do arquivo ou do programa suspeito.
O suporte faz a análise do arquivo, e, caso seja detectado um vírus desconhecido, desenvolve uma vacina em 48 horas.
Informações sobre como agem os vírus, quais são os mais nocivos à máquina e glossário de termos técnicos também podem ser obtidas em: www.symantec.com, www.trendmicro.com, www. mcafee.com, www.drsolomons. com, www.antivirus.com, www. cheyenne.com e www.ncsa.com.
Quem quiser saber mais sobre vírus de macro, cavalos de tróia (programas aparentemente sadios que trazem embutidos algum tipo de vírus) e hoaxes (avisos falsos) pode entrar em www.cnet.com.
O site explica de forma descomplicada o que são, como evitar e o que é lenda quando se trata desses diabinhos do computador.
Os hoaxes, por exemplo, são identificados como "brincadeira entre amigos". Só assustam.
Uma mensagem no e-mail alerta que um novo vírus totalmente destrutivo está circulando na rede e que o micro do destinatário será infectado enquanto a mensagem estiver sendo lida ou se o usuário clicar em determinada tecla ou link. Nada realmente acontece.
Os hoaxes mais comuns são "Good Times", "Penpal Greetings", "Make Money Fast", Deeyenda", " Irina", "NaughtyRobot" e "death69".
Se você receber uma mensagem com o nome de um desses nomes, não se assuste. Só tenha cuidado com o "AOL4Free".
Embora haja boatos de que ele é um hoax, o "AOL4Free" funciona como um cavalo de tróia, pois traz um programa escondido que é capaz de destruir completamente o sistema.
(GR)

Texto Anterior: Confira produtos disponíveis
Próximo Texto: Conheça alguns fatos básicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.