São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmera vem pronta para conexão com a Internet

WALTER ENCINAS SOTO
EDSON MOREIRA

WALTER ENCINAS SOTO; EDSON MOREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

NetEye 200 produz imagens estáticas e tem placa para uso em rede

A câmera NetEye 200 se situa no mercado dos sistemas que capturam imagens e as disponibilizam em rede. Alguns produtos para videoconferência fazem exatamente isso, como o "Cu-SeeMe", da White Pine (www.wpine.com), o "LiveLan", da PictureTel (www.picturetel.com), e o ProShare, da Intel (www.intel.com).
Eles digitalizam imagens (e sons) por meio de uma interface dedicada e enviam essa informação para a rede por um computador.
A NetEye 200 não é um dispositivo para videoconferência, pois produz apenas imagens estáticas a intervalos de dez segundos.
Mas possui uma característica que a torna única: não precisa de qualquer computador para ser ligada à rede. Ela mesma já possui uma interface de rede e trabalha com o protocolo de comunicação TCP/IP (da Internet).
Melhor: a própria câmera é um servidor WWW, que coloca a imagem capturada em uma home page. Pode-se capturar uma imagem e examiná-la de qualquer lugar do mundo, apenas apontando o seu navegador para o endereço da câmera na Internet.
E você não precisa esperar horas para receber a imagem, pois ela é comprimida pela própria câmera usando o algoritmo JPEG.
Instalação fácil
A câmera NetEye, fabricada pela Axis (www.axis.se), é de fácil instalação, sem os problemas típicos de placas de captura de vídeo.
Possui um manual básico de operação dentro da própria câmera, acessível de qualquer browser. Permite uma atualização extremamente simples de firmware.
É multiplataforma: opera com qualquer sistema operacional e com qualquer máquina, já que não vem com software para ser instalado no computador cliente.
O fato de ser limitada a imagens estáticas prejudica sua versatilidade. Isso poderia ser solucionado acrescentando um processador dedicado para a compressão de imagens ou um circuito dedicado.
Outro ponto negativo foi a ausência de um manual impresso. Na Internet, só se pode obter o manual mais atual, descrevendo recursos que a câmera em uso pode ainda não possuir.
As aplicações desse produto são todas aquelas que exijam um sistema compacto de visualização e controle simples, tendo toda a Internet como público.

Texto Anterior: Conheça alguns fatos básicos
Próximo Texto: Imagens são boas, mas há distorções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.