São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin rouba a cena na cúpula de Paris

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

Boris Ieltsin quebrou por várias vezes a atmosfera burocrática na reunião dos países da Otan, mostrando que está se recuperando bem dos problemas de saúde que o afastaram do poder por oito meses meses, até fevereiro último.
O momento mais marcante foi quando ele foi ao microfone e fez o anúncio inesperado sobre o redirecionamento das armas nucleares de seu país.
Assessores da Rússia e dos EUA entraram em pânico, e o sentido a declaração só foi esclarecido depois, por um porta-voz.
Quando chegou a sua vez de assinar o documento, respirou profundamente, de maneira teatral, como se ainda estivesse indeciso.
Depois, abriu um grande sorriso e movimentou sua caneta como se quisesse cravá-la no papel.
Ieltsin também brincou com Bill Clinton, que ainda se recupera de uma lesão no joelho. Quando o presidente dos EUA se levantou para discursar, Ieltsin, 66, que teve problemas cardíacos e pneumonia, entregou a ele sua bengala, com um sorriso irônico.
O bastão também serviu a outra "gag" do líder russo. Enquanto o anfitrião Jacques Chirac falava, Ieltsin a agarrou e, com uma fingida expressão de ódio, ameaçou dar uma bengalada no colega.
O presidente russo também desafiou o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, para uma partida de tênis. Ieltsin convidou o premiê para visitar Moscou em outubro.
Em poucos momentos Ieltsin pareceu abatido. Na chegada ao Palácio do Eliseu ele acenou para fotógrafos, mas passou rígido pela guarda de honra, sendo conduzido para o interior por Jacques Chirac.
Ele também se comportou de maneira estranha quando foi abraçado pelo secretário-geral da Otan, o espanhol Javier Solana.
Aparentemente, Ieltsin ficou confuso quanto ao número de vezes que deveria beijar Solana na face, uma típica demonstração russa de afeto. O presidente russo acabou beijando o principal homem da Otan uma só vez.
(PHB)

Texto Anterior: Armas russas deixam de visar a Europa
Próximo Texto: Pacto favorece relacionamento econômico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.