São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro fechará para reformas

MARTA AVANCINI
DE PARIS

No final de setembro, o centro Georges Pompidou fecha para reformas, só reabrindo em 31 de dezembro de 1999.
Em cinco andares, o centro possui uma biblioteca, salas de cinema, vídeo e conferência, além de galerias dedicadas à arte moderna e à contemporânea.
Por suas dimensões e pelo volume de informação que concentra, o Beaugourg, nome pelo qual o centro é mais conhecido, é considerado um dos mais importantes da França.
Com a reforma, a área dedicada à exposição da coleção permanente vai ser ampliada, passando a ocupar dois andares. Assim, poderão ser exibidas 40 mil obras, em vez das atuais 900.
Também será criada uma galeria específica para a exibição de fotografias, no quinto andar. A área da biblioteca vai ser reorganizada, visando facilitar o acesso do público.
Segundo o Ministério da Cultura da França, a reforma é necessária devido ao elevado número de pessoas que o centro recebe -ele foi concebido para abrigar 5.000 pessoas por dia, mas recebe 20 mil.
A reinauguração será marcada por uma grande exposição, que pretende ser uma revisão da produção artística da segunda metade do século 20.
Intitulada "Made in France 1947-1997", a mostra vai usar a obras de artistas franceses pertencentes ao acervo do centro para confrontar a arte desse período com a produção artística anterior.
(MA)

Texto Anterior: Beaubourg se despede com Léger
Próximo Texto: Argentina ganha pavilhão em Veneza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.