São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ucrânia e Rússia põem fim a disputa por frota

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os primeiros-ministros da Rússia, Viktor Tchernomirdin, e da Ucrânia, Pavlo Lazarenko, assinaram ontem três acordos sobre a distribuição de navios e instalações navais da antiga frota soviética do mar Negro.
A notícia foi divulgada pela agência russa "Interfax".
Pelos acordos de ontem, o porto de Sebastopol continua a ser a base de toda a frota do mar Negro, dividida entre os dois países. A Rússia arrenda o porto por 30 anos.
A frota, de cerca de 700 navios, é velha e está em mau estado de conservação. Mais de 100 navios são considerados irreparáveis. Os dois países já haviam definido que a posse dos navios seria dividida entre os dois governos.
Os acordos, firmados em Kiev, capital da Ucrânia, põem fim a uma disputa que se arrasta há mais de cinco anos e abrem caminho para a assinatura de um tratado de amizade entre os dois países, previsto ainda para esta semana.
A frota tem como base o porto de Sebastopol, na península da Criméia, na Ucrânia.
Depois do desmembramento da União Soviética, em 1991, nacionalistas russos passaram a exigir que a Criméia fosse integrada à Rússia, já que a maioria da população da península é russa.
A outrora poderosa frota do mar Negro passou então a ser o centro da disputa entre os dois países.

Texto Anterior: Madona se separa do pai de sua filha e vai com ela a Miami
Próximo Texto: Clinton quer 'Marshall' para Europa Oriental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.