São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imperador japonês chega hoje ao PA

DA REPORTAGEM LOCAL

O imperador Akihito e a imperatriz Michiko, do Japão, têm chegada prevista para hoje às 21h05 a Belém (PA), onde serão recebidos por cerca de 20 mil representantes locais da colônia japonesa no Brasil, dando início a uma visita de dez dias ao país.
O casal imperial japonês passará depois por mais cinco cidades -Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro- cumprindo uma intensa programação, que inclui de um passeio de barco pelo rio Amazonas a uma sessão solene no Congresso Nacional, de um banquete oferecido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no Palácio do Itamaraty a um jogo de futebol, a final do Campeonato Paulista de futebol no Morumbi, na próxima quinta.
Após a visita ao Brasil, o casal imperial japonês passa dois dias em Buenos Aires, a capital da Argentina, antes do regresso a Tóquio, onde tem chegada prevista para o próximo dia 13.
Investimentos
Esta é a primeira vez que um imperador do Japão vem à América do Sul em visita oficial. Mas Akihito, na condição de príncipe herdeiro, já esteve duas vezes no Brasil, em 1967 e 1978.
A visita do casal imperial coincide com a retomada dos investimentos japoneses no Brasil.
Nos últimos 12 meses, duas grandes fabricantes de automóveis do Japão, a Toyota e a Honda, que estão entre as cinco maiores do mundo, anunciaram planos para instalar fábricas no país.
O estoque dos investimentos diretos (dinheiro que segue para o setor produtivo e não para o mercado financeiro) de empresas japonesas no Brasil atingiu a soma de US$ 4 bilhões no ano passado.
Maior comunidade
O Brasil abriga atualmente a maior comunidade japonesa no mundo. Há cerca de 1,3 milhão de japoneses e descendentes no país.
Quase um milhão vivem no Estado de São Paulo, sendo que cerca da metade na Grande São Paulo.
Por isso, São Paulo tem uma importância especial na visita do casal imperial ao Brasil. A chegada a São Paulo está prevista para quarta-feira, dia 4, às 18h30.
Na quinta-feira às 10h, uma grande festa no Ginásio do Ibirapuera dará as boas-vindas ao casal imperial. Os organizadores esperam a presença de 20 mil pessoas.
No mesmo dia, o casal imperial almoçará com o governador Mário Covas, no Palácio dos Bandeirantes, visitará o Monumento aos Pioneiros da Imigração Japonesa (Parque Ibirapuera) e o Museu da Imigração, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

Texto Anterior: Sem-terra invadem fazenda na Bahia
Próximo Texto: A agenda do imperador Akihito no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.