São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pantera não cruza com gato preto

FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

"O Corinthians vai ser o campeão paulista, o São Paulo vai ficar em segundo lugar e o lanterninha vai ser disputado entre Santos e Palmeiras," promete Donizete.
O jogador disse que vai desenhar uma pantera no cabelo na partida em que o Corinthians vai disputar o título.
O apelido Pantera Negra surgiu no México, porque ele era o único jogador negro no time. Foi um locutor da Televisa que começou a chamá-lo assim.
Pantera Negra nasceu em Minas Gerais. Começou a jogar no time Volta Redonda.
Soltar pipas, jogar pião, bola de gude e brincar de pique-ladrão eram suas diversões quando era criança. Ele morava no morro e tinha uma vida simples. Aos 7 anos, jogava bola com os amigos.
Pantera estudou até o segundo grau e confessou que levava uma bola "dente-de-leite" na mochila, "para organizar as peladas".
Donizete contou que se inspirou no futebol de Zico e o considera um ídolo. Gostava também de Rivelino, porque jogava bola com a perna esquerda, e ele tentava imitar.
Donizete tem dois filhos, Bruno, 5, e Renan, 1. O pai gosta de levar as crianças ao Simba Safári, aos parques e gosta de brincar em casa de futebol e de ver desenhos.
Donizete já jogou em vários países, mas acha ruim viver fora do Brasil. "O México é um lugar agradável. No Japão é muito frio, o idioma é difícil e as pessoas não gostam muito de fazer amizades. Portugal também é bonito, mas, como houve brigas com colegas em campo e eu morava sozinho, ficava deslocado."
Seu melhor momento no futebol foi quando estava na seleção e conseguiu vencer a Argentina, depois de 20 anos que o Brasil não ganhava em Buenos Aires.
Donizete disse que é supersticioso. "Não gosto de cruzar com gato preto, de chinelo virado e entrar com o pé esquerdo no campo."
Ele quer jogar bola até 35 anos e abrir uma loja de artigos esportivos.

Texto Anterior: Torcia para o Corinthians
Próximo Texto: Boas histórias contadas com arte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.