São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calendário da Indy terá 19 provas em 98

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A MILWAUKEE

O presidente da Cart (entidade que dirige a Indy), o norte-americano Andrew Craig, revelou que a cidade de Houston, no Texas, receberá uma prova da categoria no ano que vem.
Segundo ele, as negociações já foram concretizadas. "Falta apenas oficializar, fazer o anúncio", disse Craig, em Milwaukee, onde hoje acontece a sétima etapa do campeonato de 97.
A prova será adicionada ao calendário, não tomando o lugar de nenhuma já existente. A temporada do ano que vem terá 19 etapas, duas a mais que a atual.
Além da corrida texana, o GP do Japão, disputado no circuito oval de Montegui, fará sua estréia na categoria em 98. A pista japonesa tem 1,5 milha (2,4 km).
A prova de Houston vai ser disputada em circuito de rua. A Cart estuda a data.
Os promotores são os mesmos das 200 Milhas de Milwaukee. Carl Haas, da Newman-Haas, integra o grupo.
Internacionalização
O objetivo de Craig é realizar 20 etapas da Indy na temporada de 99. Para isso, ele conta com a possibilidade de promover uma corrida na Europa, "última fronteira" da categoria.
A idéia é fazer uma prova na Alemanha, sede da Mercedes-Benz, que já tem um envolvimento forte com a Indy, fornecendo motores para cinco equipes.
A prova seria em circuito oval, exigência da FIA (entidade máxima do automobilismo) para provas novas da Indy fora dos EUA.
Caso não consiga a etapa da Alemanha em 99, o "plano dois" da Cart seria realizar corridas na Argentina ou no México.
Com a inclusão da prova de Houston, a Indy passa a contar com cinco circuitos de rua, apenas dois a menos que os ovais.
A temporada do ano que vem terá ainda quatro provas em pistas mistas e uma, o GP de Cleveland, disputada no aeroporto da cidade.
Ovais
A prova de hoje encerra uma sequência de quatro corridas em pistas ovais -Nazareth, Rio de Janeiro, Madison e Milwaukee.
As últimas três provas serviram para provar a vantagem no rendimento dos motores Mercedes em relação à concorrência.
O canadense Paul Tracy (Penske), que era o sexto colocado do campeonato antes da sequência de ovais, passou à liderança, com uma folga de 18 pontos sobre o segundo colocado, o italiano Alessandro Zanardi (Ganassi).
O norte-americano Scott Pruett (Brahma-Patrick), que ocupava a ponta até Nazareth, é hoje o terceiro na classificação.

NA TV - 200 Milhas de Milwaukee: SBT, ao vivo, às 15h

Texto Anterior: Musculação engorda, enriquece e entusiasma liga
Próximo Texto: Milwaukee é a última prova em oval curto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.