São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

MÃOS LIMPAS NO BRASIL

A sucessão de escândalos revelados nos últimos meses pode contribuir para a depuração da vida pública nacional ou, em sentido inverso, para uma desmoralização das instituições. Seria lastimável se a sobreposição de fatos e indícios tão desabonadores arrefecesse a capacidade de indignação da opinião pública e permitisse uma acomodação de interesses em prol da impunidade.
Nenhum país está livre de corrupção e abusos. Mas o único modo de contê-los é a punição dos responsáveis. A democratização do Brasil deu transparência a práticas escusas. Mas a estupefação a cada novo indício de desvio poderia acabar levando ao tédio indiferente, relegando escândalos ao esquecimento.
É tarefa dos meios de comunicação apurar e divulgar todos os fatos suspeitos a que tiverem acesso. E cabe a todos zelar para que figuras públicas não utilizem a falta alheia para minimizar ou esconder as próprias.
Nesse saudável processo de tornar o poder mais transparente, há ao menos dois perigos a ressaltar. Depois de tudo o que veio a público, a impunidade seria um poderoso alimento para a perigosa crença na inoperância dos mecanismos democráticos. Alegações de que certas revelações visam a interesses políticos, ou de que se devem evitar as CPIs em nome de reformas econômicas, poderiam reforçar a cultura do ceticismo.
Além de imperativo moral, do qual depende o avanço ou o retrocesso no árduo processo de construção das instituições nacionais e de uma sociedade mais civilizada, a apuração rigorosa de todos os escândalos tem também importantes implicações econômicas. Transparência e idoneidade são fatores essenciais para atrair investimentos. Desenvolvimento e credibilidade constituem-se em aliados inseparáveis.
O Brasil pode dar início a uma certa renovação das práticas políticas ou afundar um pouco mais no poço da descrença que rega as distorções. Só apurações rigorosas e punições podem reduzir as chances de que escândalos continuem a repetir-se em ritmo tão vertiginoso.

Próximo Texto: PIRATARIA BIOLÓGICA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.